O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a provocar preocupação no cenário internacional nesta terça-feira (8), ao anunciar que pretende impor uma tarifa de 10% sobre as importações provenientes de países que se alinharem ao Brics. A declaração foi feita um dia após a reunião da cúpula do grupo, realizada no Rio de Janeiro, nessa segunda (7).
Trump justificou a medida como uma forma de retaliação contra nações que, segundo ele, apoiam “políticas hostis aos interesses dos Estados Unidos”. “Se um país quiser se juntar a uma aliança anti americana, que se prepare para pagar caro por isso”, afirmou o presidente norte americano em tom de advertência.
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a defesa por uma nova ordem econômica internacional mais equilibrada. “Nenhum país pode se autodeclarar dono do comércio mundial”, declarou o presidente, em crítica direta ao discurso de Trump.
Durante a cúpula, os países do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – reafirmaram seu compromisso com o multilateralismo, a cooperação econômica e a busca por maior representatividade nas decisões globais.