A Semana de Alta-Costura de Paris, um dos eventos mais prestigiados do calendário da moda, começou oficialmente nesta segunda-feira (7) e segue até quinta-feira (10), reunindo as principais maisons do mundo em desfiles que são sinônimo de arte, luxo e muita técnica.
Nesta temporada, nomes consagrados como Elie Saab, Chanel, Zuhair Murad e Maison Margiela apresentam suas coleções Inverno 2026, sendo que algumas delas serão as últimas comandadas pelos atuais diretores criativos, como Demna, que se despede da Balenciaga para assumir a Gucci, e a equipe da Chanel, que em breve terá à frente o estilista Matthieu Blazy, ex-Bottega Veneta.

Desfile Iris Van Herpen
Os desfiles de alta-costura vão muito além da moda comercial, pois retratam a excelência artesanal e a criatividade sem limites das grifes. Cada peça apresentada é única, feita sob medida com materiais nobres e técnicas manuais refinadas, como bordados elaborados, aplicações delicadas e acabamentos detalhados. Inclusive, para participarem da semana de moda, os estilistas precisam seguir critérios rigorosos, que vão desde possuir um ateliê na cidade, empregar ao menos 15 pessoas em tempo integral, criar peças tailor-made e apresentar duas coleções por ano com o mínimo de 25 peças em cada.
Além das passarelas, a expectativa é grande também para as aparições nos front rows. O primeiro dia da fashion week contou com desfiles de Schiaparelli, Iris Van Herpen, Georges Hobeika, Imane Ayissi, Rahul Mishra, Julie de Libran e Giambattista Valli, que reuniram uma lista VIP e estrelada, com nomes como Cardi B, Hunter Schafer, Dua Lipa e Karol G nas primeiras fileiras.

Desfile Schiaparelli
Nos próximos dias, os holofotes continuam voltados a Paris, enquanto a moda celebra não apenas o luxo e a beleza, mas a arte de fazer história ponto a ponto. Confira a programação completa Semana da Alta-Costura Inverno 2025:
8 de julho (terça-feira)
- 5h: Chanel;
- 9h30: Stéphane Rolland;
- 10h30: RVDK Ronald van der Kemp;
- 11h30: Juana Martín;
- 12h30: Ashi Studio;
- 13h30: Giorgio Armani Privé.
9 de julho (quarta-feira)
- 5h: Robert Wun;
- 6h: Franck Sorbier;
- 7h: Balenciaga;
- 8h30: Yuima Nakazato;
- 9h30: Elie Saab;
- 11h: Viktor & Rolf;
- 12h30: Zuhair Murad;
- 14h30: Maison Margiela.
10 de julho (quinta-feira)
- 5h30: Aelis;
- 6h: Ardazaei;
- 8h30: Peet Dullaert;
- 9h30: Rami Al Ali;
- 11h: Adeline André;
- 12h30: Germanier.