GPS Brasília comscore

Reta final: o que dizem as últimas pesquisas para presidente

**Datafolha e Atlas** divulgaram novos números para a corrida presidencial nesta quinta-feira (27). Os números apontam para uma **disputa engessada**, sem variações fora da margem de erro, mesmo com o clima político quente dos últimos dias.

O levantamento do **Datafolha, encomendado pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo**, mostra o **ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% de intenção de votos** no segundo turno; **o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%**. Brancos e nulos somaram 5%, indecisos ou quem não respondeu chegaram a 2%.

Em relação aos **votos válidos**, método similar à apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que se excluem os indecisos e os brancos/nulos, Lula aparece com 53%, e Bolsonaro, 47%.

No **levantamento anterior** do Datafolha, o candidato do PT tinha 52% dos votos válidos. Jair Bolsonaro perdeu um ponto porcentual – tinha 48%.

O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número **BR-04208/2022**.

**As polêmicas dos últimos dias não parecem ter impactado o andamento das campanhas**. No domingo (23), Roberto Jefferson, ex-deputado federal e aliado de Jair Bolsonaro, recebeu policiais federais a tiros de fuzil em sua casa, no interior do Rio de Janeiro.

Um dia depois, a campanha do presidente apontou uma **suposta irregularidade nas exibições de inserções em rádios e TVs**. Sem apresentar provas, o staff alegou que o TSE não teria repassado o material para os veículos de comunicação. No entanto, o tribunal não é responsável pela distribuição, nem pela fiscalização – ambas são atribuições dos partidos.

Tal clima conturbado parece ter apenas tumultuado momentaneamente o noticiário. Números do Datafolha apontam que **apenas 7% dos eleitores não estão totalmente decididos em quem irão votar no domingo**. Quem tem certeza soma 92%.

Entre os eleitores que ainda podem mudar de voto, 59% tendem a votar em branco ou anular. Outros 21% votariam em Bolsonaro e Lula seria a opção de 15% – **os indecisos somam 5%**.

**Atlas**

Pesquisa do **Instituto Atlas** divulgada nesta quinta-feira aponta que o **ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria as eleições de domingo com 53,2%** de intenções de votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) figura com 46,8%.

Em comparação com o levantamento anterior, **Lula oscilou de 53% para 53,2%. Já Bolsonaro variou de 47% ante 46,8%** da pesquisa divulgada nesta quinta.

Em votos totais, Lula aparece com 52,4%, com o presidente Jair Bolsonaro somando 46%. **Outros 1,6% não souberam responder ou votarão branco/nulo**.

O Instituto Atlas entrevistou 7.500 pessoas de 1.776 municípios entre 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, considerando um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é **BR-01560/2022**.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.