Os países do BRICS chegaram a um acordo sobre os termos da declaração final que será submetida aos chefes de Estado neste domingo (6), durante a cúpula do bloco no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. As informações são da CNN
Segundo os relatos, não há mais pontos de indefinição no texto, que será levado aos líderes sem ressalvas. Um dos principais impasses envolvia o Irã, que havia solicitado ajustes mais duros na linguagem de um comunicado anterior do grupo, divulgado há duas semanas, sobre ataques dos Estados Unidos e de Israel a alvos em seu território.
As divergências sobre o tom da nota conjunta fizeram com que os negociadores retomassem as discussões entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada deste sábado (5). Um consenso foi alcançado, embora os termos exatos do novo texto ainda não tenham sido divulgados.
Além do consenso com o Irã, Egito e Etiópia também concordaram em apoiar a proposta de reforma do Conselho de Segurança da ONU — um tema prioritário para o Brasil, assim como para a Índia e a África do Sul. Inicialmente, os dois países africanos haviam expressado dúvidas sobre o tema.
Outro ponto do documento final será a manifestação de “sérias preocupações” com medidas unilaterais de aumento de tarifas comerciais