O empresário Elon Musk anunciou, neste sábado (5), a criação do “Partido América”, um dia após declarar que formaria uma nova legenda caso o Congresso dos Estados Unidos aprovasse o pacote orçamentário proposto pelo presidente Donald Trump. A medida, considerada uma das principais vitórias do atual governo, foi assinada na sexta-feira (4), em cerimônia realizada na Casa Branca.
A iniciativa de Musk surgiu após ele realizar uma enquete em seu perfil na plataforma X perguntando aos seguidores se os Estados Unidos deveriam ter um novo partido político. “Por uma margem de 2 para 1, vocês querem um novo partido, e vocês o terão!”, escreveu o bilionário, ao anunciar a criação da sigla.
By a factor of 2 to 1, you want a new political party and you shall have it!
When it comes to bankrupting our country with waste & graft, we live in a one-party system, not a democracy.
Today, the America Party is formed to give you back your freedom. https://t.co/9K8AD04QQN
— Elon Musk (@elonmusk) July 5, 2025
A reação de Musk ocorreu em meio ao debate sobre o projeto de lei que prevê cortes de impostos e aumento nos gastos federais, especialmente nas áreas de defesa e segurança de fronteira. Em publicação na mesma rede, o dono da Tesla e da SpaceX criticou parlamentares que, segundo ele, haviam prometido conter os gastos públicos, mas votaram a favor da proposta.
“Todos os membros do Congresso que fizeram campanha pela redução dos gastos do governo e imediatamente votaram pelo maior aumento da dívida da história deveriam se envergonhar! E perderão suas primárias no ano que vem, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra”, escreveu Musk.
O projeto aprovado contempla isenções fiscais prometidas por Trump durante a campanha, como a isenção de imposto de renda sobre gorjetas, além de benefícios tributários a empresas. Também estão previstos aumentos nos investimentos em defesa nacional e proteção da fronteira com o México.
Durante o evento de assinatura, o presidente Donald Trump classificou a medida como um marco de seu segundo mandato. “É o projeto de lei mais popular da história da América”, declarou. “Nós teremos a economia mais forte do mundo, nós teremos a fronteira mais forte do mundo.”
Até o momento, Elon Musk não apresentou detalhes sobre a estrutura, programa ou eventuais lideranças associadas ao Partido América.