GPS Brasília comscore

Ramana Little Fox: conheça a lutadora de MMA brasiliense que sonha com o UFC

De Brasília para o mundo, lutadora volta ao cage na sexta (11) em busca da quinta vitória em seu cartel invicto

Quando Ramana Toscanelli, 29 anos, entra no octógono, ela não luta apenas por uma vitória. Cada golpe, finalização e gota de suor carregam a força de uma trajetória construída com disciplina, coragem e foco do jiu-jitsu à intensidade dos desafios no MMA (Artes Marciais Mistas, em inglês). 

Na próxima sexta-feira (11), Ramana “Little Fox”, como é conhecida, volta a lutar em casa, em Brasília, pelo LFA (Legacy Fighting Alliance). A meta, conta a lutadora, é alcançar o impressionante cartel de cinco vitórias e nenhuma derrota. 

“É a minha quarta luta em casa. Sempre é um sentimento muito bom estar lutando em Brasília, porque foi aqui que viram a minha história começar, desde quando eu ainda era faixa branca no jiu-jitsu”, lembra.

Das rodas de capoeira ao jiu-jitsu

O primeiro contato de Ramana com as artes marciais veio ainda na infância, através da capoeira. Foram oito anos dedicados à arte afro-brasileira até que, aos 18, ela descobriu o jiu-jitsu e iniciou um novo capítulo na luta. Nos tatames, a jovem atleta viu a vida tomar outro rumo.

“Foi amor à primeira vista. Desde então, dedico 100% da minha vida a isso”, conta. 

O resultado do empenho da brasiliense nos treinamentos veio em títulos expressivos e na sua consagração como faixa-preta, ainda em 2022. Mas a vontade de ir além do tatame e desafiar novos caminhos só aumentava. Foi quando, em 2023, ela decidiu migrar para o MMA. 

“Fui em busca de novos desafios e novas possibilidades. O MMA abre portas no mundo todo e tem um retorno maior, inclusive financeiro. Senti que era a hora”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por RAMANA “LITTLE FOX” TOSCANELLI 🦊 (@ramanatoscanellibjj)

Meta ousada

Ramana sabe onde quer chegar: o UFC (Ultimate Fighting Championship, em inglês) – maior organização de artes marciais mistas do mundo. Para isso, encara o desafio no LFA (Legacy Fighting Alliance), um dos principais eventos da modalidade e que serve de trampolim para chegar ao maior palco do esporte.

“O LFA alavanca todos os atletas. Tenho companheiros de treino que passaram por lá e chegaram ao UFC. Eu e meu staff acreditamos muito nessa porta que se abriu”, explica.

Questionada sobre a expectativa para a luta, Ramana não titubeia: “Treinei muito e quero mostrar que sou uma atleta cada vez mais completa.” “Mas em luta dá para se esperar de tudo: strike, nocaute e finalização”, pondera. 

Desafio antes da luta

Fora do octógono, os desafios da atleta também são grandes. O corte de peso, segundo ela, é a parte mais dura da preparação. “Perco entre 10 kg para poder lutar. Na última semana, são 3kg a 4kg só de água e, mesmo assim, a gente precisa manter a intensidade dos treinos”. 

Além do desgaste físico, Ramana encara desafios que muitas vezes passam despercebidos no universo predominantemente masculino das lutas. “Tem semana que a gente não rende; o corpo não responde; a gente fica inchada, menstruada. É difícil e às vezes os treinadores não entendem”.

Treinar em um ambiente majoritariamente masculino não é novidade para Ramana, mas ainda exige força extra. “Hoje, na minha academia, sou a única mulher. A outra amiga que treinava comigo precisou se afastar. É difícil estar ali todos os dias num meio onde não tem muitas como você”.

Ramana lembra de uma conversa recente com o treinador. “Ele me cobrando demais, e eu tentando explicar que, às vezes, não é nem psicológico, é o corpo. É estresse, é hormônio. Pedi pra ele me entender como mulher. Ele nunca teve uma aluna mulher. Agora tem”.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.