Xi Jinping foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista Chinês e deve ocupar o cargo pelos próximos cinco anos. Com a recondução a um terceiro mandato, o presidente chinês se consolida como a maior liderança do país desde Mao Tsé-Tung, fundado da República Popular da China. O anúncio foi feito no encerramento do 20° Congresso do partido.
Como secretário-geral do partido, Xi Jinping também acumula o cargo de líder do exército e a presidência. A decisão já era esperada por lideranças chinesas e por observadores internacionais.
![Congresso acontece a cada cinco anos e estabelece novas lideranças e diretrizes partidárias para os 96 milhões de membros (Liu Weibing/Xinhua)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Liu_Weibing_Xinhua_6110560a7f.jpg)
**Mudanças**
O encontro realizado a cada cinco anos também estabelece mudanças constitucionais partidárias. No congresso deste ano, foram aprovadas emendas que aprofundam mais ainda a liderança e o poder de Xi Jinping.
Ao todo, o Partido Comunista Chinês tem 96 milhões de membros. A constituição partidária serve para direcionar a atuação de toda essa massa burocrática.
Entre as principais mudanças e diretrizes aprovadas no congresso estão regras que definem o líder do partido como autoridade central do país e suas ideias como norteadoras do desenvolvimento da China, o reconhecimento do partido como a força de liderança política suprema, a oposição aos separatistas que buscam a independência de Taiwan e a exigência de lealdade política nas forças armadas.