A **Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia)** terá uma faixa destinada ao transporte público coletivo a partir desta segunda-feira (24). O **corredor exclusivo para ônibus** será no trecho que **vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) ao entroncamento com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085)**.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) darão início a uma **operação experimental** para verificar a viabilidade de adoção do corredor exclusivo, nos dois sentidos da via.
“_Temos feito várias intervenções no sentido de priorizar o transporte coletivo, com faixa exclusiva ou com reversão, para poder melhorar o fluxo viário_”, disse o **presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior**. “_O objetivo da operação é melhorar a vida das pessoas que usam o transporte coletivo nesse trecho da Epia desde a estação Floricultura, no Park Way, próximo à entrada para o aeroporto, até o viaduto da EPTG. É um experimento que achamos que vai dar certo, mas que poderá ser repensado, se necessário._”
A faixa exclusiva vai funcionar nos horários de pico. **Pela manhã, será de 5h às 9h, e à tarde, a partir das 16h, indo até as 19h30**. Nesses horários, nas faixas da direita só será permitido o trânsito de ônibus, vans e táxis. Os demais veículos deverão trafegar nas faixas do centro e da esquerda da via. Fora desses horários, a operação será normal e todos os veículos poderão transitar em qualquer faixa.
Durante a operação, os agentes do DER vão orientar os motoristas de veículos particulares para não utilizarem as faixas exclusivas. **A Epia será demarcada com placas e com sinalização de solo, indicando o corredor para os ônibus**. Para segurança dos veículos, o DER vai implantar painéis de mensagens informativas, em locais estratégicos da via.
**Viagens mais rápidas**
**Por esse trecho da Epia passam os ônibus que atendem cerca de 17 cidades do DF**, como Samambaia, Santa Maria, Gama, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Candangolândia, Park Way, SIA e Plano Piloto, entre outras. **São aproximadamente 5.600 viagens por dia em 265 linhas de ônibus**. Os motoristas enfrentam os congestionamentos comuns no setor, nos horários de pico.
**A faixa exclusiva da Epia terá 7,6 km de extensão, e com ela o DF passa a contar com cerca de 155 km de corredores exclusivos para ônibus**. Além de oferecer mais conforto aos usuários do transporte público coletivo, os corredores favorecem ganho médio de 20 minutos nas viagens.