Jovens cavaleiros e amazonas desfilam charme e talento no debut do hipismo nacional, neste fim de semana, em Brasília. O Campeonato Brasileiro de Salto Escolas e Aspirantes 2025, que já começou com provas e um lindo cortejo, é celeiro de campeões.
De Brasília, despontaram nomes como Stephan Barcha, conhecido por sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024; Flavio Grillo Araújo, líder do ranking nacional na categoria Senior Top 2024; e a brasiliense Luciana Lossio, vencedora de quatro grandes Prêmios na Europa, entre tantos nomes geniais.
“É o evento mais promissor do hipismo nacional, e é gratuito. Brasília integra o mais nobre e charmoso calendário dos esportes equestres, disse Almir Vieira, presidente da Federação Hípica de Brasília.
Luciano Pereira Filho, vice-presidente da Federação da FHBr, ressaltou a qualidade dos preparadores da capital federal que auxiliam cavaleiros e cavalos a alcançar seus melhores desempenhos.
Temos uma notável vocação para talentos, e não é à toa que nossa capital atrai os melhores cavaleiros do Brasil. Aqui tem muita qualidade.
Luciano foi vice-campeão brasileiro Senior e campeão mundial Mirim. Como cavaleiro, obteve mais de 600 troféus durante a carreira, e como instrutor, diversos títulos incluindo campeonatos sul-americanos e vice-campeão mundial mirim.
É técnico de atletas de Brasília como Larissa Bacelar Carvalho – 2º lugar geral na competição do Brasiliense na categoria 90cm; Valentina Iria de Sá Cortês – 3º lugar geral na competição do Brasiliense na categoria 80 cm; e também Lívia Ferreira Lopes de Oliveira – representante de Brasília na categoria 90 cm, selecionada para compor a equipe da federação brasiliense na competição do Brasileiro.
A gente sente que está fazendo parte de algo grande. Cada entrada em pista é uma chance de aprender, evoluir e mostrar que o sonho de seguir carreira no hipismo é possível. Estar ao lado de tantos atletas do Brasil inteiro, trocando experiências e enfrentando desafios juntos, nos engrandece, comentou Valentina Cortês, aspirante brasiliense