GPS Brasília comscore

Primeira-ministra do Reino Unido renuncia após 45 dias de governo

Liz Truss substituiu Boris Johnson no comando do país, mas foi desgastada por polêmico plano econômico. Sua passagem pelo cargo foi a mais breve da história

Compartilhe:

**Durou pouco a passagem de Liz Truss à frente do Reino Unido**. Há apenas 45 dias no governo, a primeira-ministra britânica renunciou nesta quinta-feira (20). Foi a terceira líder do Reino Unido consecutiva a renunciar antes da hora, e a que menos tempo ficou no cargo na história do país.

Truss substituiu Boris Johnson no cargo de primeira-ministra, mas sofreu fortes desgastes e pressões para renunciar após a divulgação de um **controverso plano econômico** que previa um corte amplo e profundo nos impostos e visava um empréstimo multibilionário para cobrir o rombo nas contas públicas.

Com o Reino Unido imerso em uma dramática crise energética e com uma **inflação acima dos 10%** – a maior dos últimos 40 anos -, a proposta caiu como uma bomba tanto no mercado quanto no Partido Conservador.

Liz Truss entrou no governo de forma turbulenta, substituindo Boris Johnson após uma série de escândalos envolvendo sua participação em festas durante o período de lockdown do Reino Unido, além de denúncias de abuso sexual no alto escalão do governo. **Três dias após sua escolha pelo Parlamento, a rainha Elizabeth II morreu e dominou os noticiários** e o cotidiano do país, o que atrasou a implementação de diversas medidas governamentais.

Em pronunciamento em Downing Street, sede do governo do Reino Unido, em Londres, Liz Truss afirmou que já havia comunicado sua renúncia ao rei Charles III. **O Partido Conservador afirmou que deve escolher um novo primeiro-ministro até o dia 28 de outubro**.

Ela elencou um **conjunto de fatores** que influenciaram em sua breve passagem pelo comando do país. “_Assumi o cargo em um momento de grande instabilidade econômica e internacional. Famílias e empresas estavam preocupadas sobre como pagar suas contas, a guerra ilegal de Putin na Ucrânia ameaça a segurança de todo o nosso continente e nosso país foi retido por muito tempo por baixo crescimento econômico_”, afirmou.

“_Nós lançamos uma visão para impostos baixos e alto crescimento que nos permitiria desfrutar da liberdade do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia). Eu reconheço que não consigo entregar o mandato para o qual eu fui eleita_”, declarou Truss.