GPS Brasília comscore

Motta nega traição e responsabiliza governo por derrota do IOF no Congresso

Presidente da Câmara diz que o Planalto foi alertado sobre a resistência à medida

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi às redes sociais, nesta segunda-feira (30), rebater as críticas vindas do Palácio do Planalto após a derrubada dos decretos do governo federal que previam o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Motta chamou de “fake” a afirmação de que teria “traído” a equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula das Silva (PT) com a decisão de incluir a votação da proposta de derrubada dos decretos na Câmara.

“Capitão que vê o barco indo em direção ao iceberg e não avisa não é leal, é cúmplice. E nós avisamos ao governo que essa matéria do IOF teria muita dificuldade de ser aprovada no Parlamento”, disse, em vídeo.

Motta disse, ainda, que a derrubada dos decretos recebeu votos de deputados da esquerda e da direita. “A Câmara dos Deputados, com 383 votos de deputados de esquerda e direita, decidiu derrubar um aumento de imposto sobre o IOF, um imposto que afeta toda a cadeia econômica”, disse.

“A polarização política do Brasil tem cansado muita gente e, agora, querem criar a polarização social”, continuou Motta.

A aprovação da derrubada no Congresso ocorreu em tempo recorde. Pouco após ser avalizada pelos deputados, a proposta foi enviada ao Senado e incluída na pauta da sessão plenária. A rapidez na tramitação e a ampla vantagem nos placares de votação demonstraram a forte resistência do Legislativo à medida do governo federal, que previa arrecadar R$ 20 bilhões com o aumento do IOF.

Ao editar o decreto, o governo petista sustentou que a arrecadação extra é indispensável para evitar novos cortes em áreas sociais e contingenciamentos que prejudiquem o funcionamento da máquina pública. No entanto, para a maioria dos congressistas, a medida penalizaria a população, com o aumento da tributação.

Veja também

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

A noite terá Menu completo, bebidas alcoólicas e não alcoólicas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.