João Fonseca começou com o pé direito sua campanha em Wimbledon. Com uma vitória histórica, o jovem de 18 anos derrotou o britânico Jacob Fearnley por 3 sets a 0. A partida foi válida pela chave principal do Grand Slam mais tradicional do tênis. Agora, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a vencer um jogo em Wimbledon na Era Aberta e o mais novo a triunfar no torneio desde Carlos Alcaraz, em 2021.
O brasileiro mostrou frieza para salvar três break points em um game decisivo do primeiro set e, na sequência, aproveitou os erros do adversário para quebrar e fechar a parcial. Dominante no segundo set, Fonseca soube explorar as fragilidades de Fearnley, especialmente nas duplas-faltas, e impôs um ritmo forte com seu potente saque e forehands angulados. Já na terceira parcial, o equilíbrio reinou até o tie-break, onde o carioca teve que reagir de um 2/5 contra para vencer por 7/5 com dois aces consecutivos.
Mesmo jogando na Quadra 1 do All England Club, com 12 mil torcedores em sua maioria britânicos, ele não se abalou. Pelo contrário, soube usar o ambiente a seu favor, com variações inteligentes de jogo, incluindo deixadas e subidas à rede. Após a vitória, ele emocionou o público ao dizer que Wimbledon é seu Grand Slam favorito desde a infância e agradeceu à torcida pela educação e respeito: “É um sonho estar aqui. Tenho trabalhado muito e acredito que posso jogar um belo tênis.”
Com essa vitória, Fonseca mantém os 100% de aproveitamento contra Fearnley, já havia vencido o britânico no Challenger de Camberra e no Masters 1000 de Indian Wells. Atual número 54 do mundo, Fonseca agora aguarda o vencedor entre o holandês Tallon Griekspoor (29º) e o americano Jenson Brooksby (101º).