O **governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)**, declarou nesta quarta-feira (5) apoio à candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para a Presidência. Os dois se reuniram, no período da manhã, no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Com a reeleição histórica em primeiro no DF, a atenção de Ibaneis está voltada agora para à recondução de Bolsonaro. Durante o anúncio de apoio, Ibanês citou a importância do governo federal na realização de obras no DF, que tem “_dependência muito forte_” do **Fundo Constitucional**.
A instituição do Fundo Constitucional do DF está prevista na Constituição e os recursos, corrigidos anualmente, são usados para **custear a organização e a manutenção das forças de segurança pública, bem como assistência financeira para serviços públicos de saúde e educação**. Em 2022, a previsão do orçamento do fundo é de **R$ 16,28 bilhões**.
No primeiro turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro obteve **51,65% dos votos válidos** no Distrito Federal. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou com 36,85% de preferência do eleitorado da capital.
Segundo **Bolsonaro**, essa harmonia entre os poderes e entes da federação é importante para a governabilidade. “_Nada melhor para um Presidente da República do que ter um governador amigo ao seu lado. Todos ganham, em especial a governabilidade_”, disse.
O presidente destacou a nova composição do Legislativo como trunfo para sua reeleição. “_Hoje, vocês podem ver o perfil dos novos ou reeleitos parlamentares na Câmara e no Senado, um perfil mais conservador, mais família, um perfil mais liberdade econômica. Ou seja, está tudo pavimentado para que a harmonia seja completa entre Executivo e Legislativo, para o bem do nosso querido Brasil_”, completou Bolsonaro.