GPS Brasília comscore

Lula e Bolsonaro iniciam xadrez de apoios no 2º turno

Após a **ressaca eleitoral** da última segunda-feira (3), primeiro dia depois das apurações das urnas, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) iniciaram suas movimentações em busca de apoio para o **segundo turno das eleições presidenciais**, marcadas para 30 de outubro. No último domingo, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões de votos (43,2%).

Ambos conquistaram declarações importantes nesta terça-feira (4). Derrotado em Minas Gerais, Estado-chave em todas as eleições para presidente, Bolsonaro recebeu apoio do governador reeleito **Romeu Zema (Novo)**. Os dois se reuniram durante a manhã no Palácio da Alvorada, em Brasília.

![Romeu Zema se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro: reunião em Brasília selou aliança](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/bolsozema_250b0758d8.jpg)

“_Não poderia deixar, nesse momento, de estar aqui colocando nossas divergências de lado. Eu sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro. Sabemos que em muitas coisas convergimos e em outras não, mas é o momento em que o Brasil precisa caminhar para frente e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário_”, disse **Zema**.

No primeiro turno das eleições, Lula obteve 48,29% dos votos válidos em Minas Gerais. Bolsonaro ficou com 43,6% de preferência do eleitorado. **Mais uma vez, o Estado refletiu a votação nacional**, o que faz com que o eleitor mineiro seja a maior obsessão da campanha do presidente.

De acordo com Bolsonaro, ele pretende ir, ao menos, três vezes a **Minas Gerais**, em agendas de campanha. Uma delas já está confirmada: um encontro religioso no próximo dia 12.

“_Esse apoio do governador Zema é muito bem-vindo. É o segundo Estado que tem o maior colégio eleitoral do Brasil e é decisivo, só quem ganha lá, diz a tradição, pode realmente chegar à Presidência da República, então, há esse interesse meu (pelo apoio)_”, disse **Bolsonaro**. “_O Zema goza de grande credibilidade dado a administração que ele fez e esse apoio é decisivo. Em Minas Gerais vamos ter uma boa diferença para o adversário_”, completou.

Para o segundo turno, Bolsonaro já conversou com **outros governadores reeleitos** em busca de apoio, como Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Ronaldo Caiado, de Goiás, Ibaneis Rocha, do DF, e Ratinho Júnior, do Paraná.

Um apoio em especial chamou a atenção. **Sérgio Moro (União Brasil)**, ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro declarou que apoiará o atual presidente no dia 30. Eleito senador pelo Paraná, Moro rompeu relações com Bolsonaro em 2020 em meio a uma série de acusações de interferência do presidente em investigações que envolviam sua família. Agora, voltam a ficar no mesmo palanque.

“_Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro_”, publicou Moro em sua conta no **Twitter**.

Do outro lado, o **ex-presidente Lula** aposta na conquista do eleitorado dos presidenciáveis derrotados no primeiro turno, com foco em **Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB)**.

Diferentemente de 2018, quando não declarou apoio a ninguém no segundo turno, Ciro Gomes anunciou que seguirá a recomendação de seu partido e fará um **voto de confiança** em Lula, ex-aliado político e atual desafeto.

**Veja o vídeo postado por Ciro Gomes nas redes sociais:**

Ciro teve 3,5 milhões de votos em uma campanha em que tentou atacar a candidatura de Lula ao mesmo tempo em que acenava para eleitores moderados de direita. **Não funcionou**. Em relação à sua votação em 2018, **Ciro perdeu cerca de 10 milhões de votos** e ficou em quarto lugar, atrás da senadora Simone Tebet.

A decisão da Executiva do PDT foi **unânime** em direção ao apoio a Lula. A reunião contou as participações de presidentes estaduais, presidentes de movimentos, deputados federais e senadores. “_Bolsonaro, na nossa opinião, representa o atraso do atraso do atraso desse país, um aspirante a ditador, malversador do dinheiro público, um homem da falsa fé cristã_”, afirmou o **presidente do PDT, Carlos Lupi**. “_Nosso trabalho para derrotar Bolsonaro tem que ser a prioridade absoluta. Derrotar Bolsonaro é uma causa nacional, uma causa da pátria, uma causa dos democratas_”, completou.

O **Cidadania** também oficializou apoio ao PT no segundo turno. Em uma reunião da Executiva do partido, apenas três integrantes foram contra o apoio e propuseram neutralidade. “_Unanimidade contra Bolsonaro_”, declarou **Roberto Freire, presidente da legenda**.

O partido estava com Simone Tebet no primeiro turno, o que mostra uma tendência para que o PSDB, partido que forma federação com o Cidadania, e uma ala do MDB liderada pela senadora apoiem Lula no segundo turno, mesmo que de forma “_crítica_”. **A campanha petista já conta com o alinhamento de Tebet e 12 diretórios estaduais**. A senadora teve 4,9 milhões de votos (4,2%) e foi a terceira colocada.

![Simone Tebet foi a grande novidade destas eleições: capital político desejado no segundo turno](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/tebet1_9f3168586e.jpg)

Logo após a divulgação do resultado das urnas, no domingo, **Tebet foi rápida em dizer que se posicionaria** no segundo turno. “_Não esperem de mim omissão. Tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Eu só espero que você entendam que esse não é qualquer momento do Brasil_”, afirmou.

**Desidratado nas urnas, o PSDB deve liberar seus integrantes** para apoiarem seus candidatos de preferência.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.