GPS Brasília comscore

Destaque na crônica esportiva gaúcha, Ruy Carlos Ostermann morre aos 90 anos

Jornalista também era professor de filosofia e exerceu dosi mandatos de deputado estadual no Rio Grande do Sul

Um dos maiores jornalistas esportivos do Brasil e do Rio Grande do Sul, Ruy Carlos Ostermann morreu nesta sexta-feira (27), aos 90 anos. Ele estava internado desde maio, no Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, após contrair dengue e faleceu de complicações decorrentes da doença.

Nascido em São Leopoldo (RS), Ostermann era apaixonado por futebol e cobriu 13 Copas do Mundo, entre as edições de 1966, na Inglaterra, e de 2014, no Brasil. Ganhou notoriedade como comentarista das Rádios Gaúcha e Guaíba e autou ainda no jornal Zero Hora e integrou o time de comentaristas do programa Bem Amigos, do Sportv. 

Paralelamente ao jornalismo, Ostermann era graduado em Filosofia e lecionou em escolas e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por conta disso, era chamado pelos amigos de Professor. Também exerceu dois mandatos de deputado estadual no seu estado natal, em 1982 e 1986. Ele escreveu ainda o livro “Felipão, a Alma do Penta”, que descreve os bastidores da seleção pentacampeã do mundo, e, em 2024, lançou sua biografia, escrita por Carlos Guimarães.

Em nota, o presidente da CBF, Samir Xaud, lamentou a morte do jornalista. “Autor do livro sobre o pentacampeonato, Ruy Carlos Ostermann nos deixou exatamente às vésperas do aniversário daquele título, que será na segunda-feira (dia 30). Neste momento de muita tristeza e dor, a CBF se solidariza com seus familiares e amigos. O professor Ostermann marcou época e foi um ícone da imprensa esportiva brasileira”, disse.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI