GPS Brasília comscore

Debate na Globo expõe deprimente circo eleitoral

Quem assistiu ao debate da Rede Globo viu um espetáculo assustador de troca de acusações, informações duvidosas, um candidato folclórico, bate-bocas e intermináveis direitos de resposta que alongaram a transmissão madrugada adentro. Só faltaram propostas.

William Bonner, mediador do encontro, teve dificuldade de lidar com os candidatos, principalmente o pitoresco Padre Kelmon (PTB), que interrompia as respostas dos demais candidatos a todo momento. Os pedidos de direito de resposta, fruto do tom agressivo dos candidatos, prejudicaram o andamento do debate.

Nos segmentos com tema definido, faltaram as ideias dos candidatos e sobraram fugas ao tema, inclusive para fazer campanha para aliados, como fez o presidente Jair Bolsonaro (PL), que pediu votos para um candidato a governador e a um ex-ministro de seu governo.

Nos raros momentos propositivos, Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Lula (PT) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) tentavam pinçar ideias sobre educação, cultura, saúde e meio ambiente. No entanto, foi pouco. A corrupção dominou o debate de forma desqualificada – nada sobre segurança pública e fortalecimento das instituições foi falado.

O embate entre Jair Bolsonaro e Lula teve mais destaque no primeiro bloco do programa, sempre de forma indireta. Os dois candidatos não fizeram perguntas diretamente um para o outro como no debate passado.

O confronto que marcou – de forma negativa, diga-se de passagem – foi entre dois nanicos da campanha: Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon trocaram farpas, deram um tom cômico ao debate e fomentaram a fábrica de memes da internet.

O debate, por fim, serviu como um retrato das eleições deste ano. No próximo dia 2 de outubro o eleitor brasileiro escolherá seu novo presidente neste clima, sem acesso às ideias primordiais, focado em ataques aos oponentes e totalmente à deriva.

Veja também

O interesse por alimentação natural para pets tem crescido significativamente, …

Ele acredita que fortalecer as empresas americanas, reduzir a dependência …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI