GPS Brasília comscore

Para estrangeiros, ministro do STF diz que urnas eletrônicas “pacificam” o país

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, e a ministra Cármen Lúcia, que é membra efetiva da **Corte Eleitoral**, defenderam nesta sexta-feira (30) a **democracia** e processo de votação eletrônico no Brasil.

Os dois participaram, em Brasília, do segundo dia de um seminário voltado a **observadores internacionais das Eleições 2022**. O evento começou na quinta-feira (29), quando os estrangeiros foram recebidos pelos presidentes do TSE, Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

**Lewandowski** participou de uma mesa sobre o sistema eletrônico de votação e discursou sobre o tema “_as urnas eletrônicas como instrumento da expressão da soberania popular_”.

O ministro fez um apanhado histórico sobre a **urna eletrônica**, frisando que o equipamento é seguro e auditável, além de ser simples, o que favorece a acessibilidade do voto, que pode ser desempenhado pelos eleitores, dos mais aos menos instruídos, incluindo os analfabetos.

**Simplicidade**
Lewandowski destacou a “_facilidade para votar, extrema simplicidade na expressão do voto_”. Ele acrescentou que outra vantagem é a **rapidez** com que se sabe o resultado da votação. “_Isso pacifica o país_”, garantiu.

“_Nunca se teve nenhuma dúvida quanto a autenticidade, segurança e certeza quanto aquilo que é proclamado oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)_”, afirmou Lewandowski.

A **ministra Cármen Lúcia** discursou em seguida sobre o tema “_desafios da democracia no mundo e na América Latina_”. Ela afirmou que, mais que mera idealização, esse é um regime político que se vive diariamente.

“_Quando falamos que a democracia é necessária não se trata de narrativa e nem de discurso, estamos falando de que escolha temos na vida para viver_”, disse ela. “_Qualquer comprometimento ou tentativa de botar abaixo as construções democráticas na sociedade e no estado são graves_”, acrescentou a ministra do **TSE**.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.