GPS Brasília comscore

Câmara Legislativa aprova projeto que garante acesso de advogados ao sistema de informações do GDF

Texto assegura a profissionais da OAB-DF o direito de consultar, peticionar e acompanhar processos administrativos de forma digital

A Câmara Legislativa  (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (24), uma proposta que assegura aos advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) o acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo do Distrito Federal (GDF).

A medida visa facilitar o exercício da advocacia no âmbito do DF, promovendo mais transparência e agilidade no acompanhamento de processos administrativos. O texto final ainda segue para a sanção o veto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Caso a legislação seja referendada, os advogados poderão consultar, peticionar e acompanhar eletronicamente os processos administrativos que tramitam nos órgãos e entidades públicas do DF, eliminando a necessidade de comparecimento presencial em muitas situações. O projeto de lei é de autoria do deputado distrital Pepa (Progressistas).

Atualmente, mesmo os profissionais habilitados no sistema enfrentam restrições para o acesso integral aos processos, o que dificulta o pleno exercício da profissão. A aprovação da proposta busca eliminar esse entrave, ampliando o alcance da digitalização e garantindo mais eficiência na relação entre o poder público e os profissionais do Direito.

Com a aprovação, a proposta também estabelece que o acesso dos advogados ao sistema deverá observar as normas de segurança da informação e respeitar as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Se sancionada a lei, os órgãos públicos terão 180 dias, a partir da publicação do ato, para adaptar seus sistemas internos e garantir o cumprimento da nova regra. 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI