GPS Brasília comscore

Filtram o sangue, eliminam toxinas e regulam a pressão: saiba curiosidades sobre a saúde dos rins

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento do corpo e hábitos cotidianos podem colocá-los em risco

Apesar de muita gente menosprezar a saúde dos rins, até por não saber o que de fato a afeta negativamente, o órgão é essencial para o bom funcionamento do corpo, já que filtra o sangue, elimina toxinas, regula a pressão arterial e mantêm o equilíbrio de líquidos e minerais

O mau funcionamento dos rins pode levar à Doença Renal Crônica, patologia pode acometer qualquer pessoa, de qualquer idade ou sexo e entre as doenças mais comuns estão. Cálculos renais (pedra nos rins), infecção renal ou pielonefrite, cistos renais, tumores ou câncer de rim e, em casos mais avançados e graves, a insuficiência renal, são condições que podem aparecer pela falta de cuidados. 

Muito já se foi falado sobre o baixo consumo de água e o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças. Mas o que realmente é fato e o que é fake? O nefrologista Bruno Zawadzki esclarece algumas afirmativas sobre o assunto. Confira: 

Água com gás prejudica os rins?

Fake. A água sem gás é apenas acrescida de dióxido de carbono. O problema, segundo o médico, está nas bebidas gaseificadas com adição de açúcar, cafeína ou corantes artificiais. “Esses componentes sim podem sobrecarregar os rins quando consumidos em excesso”, explica o nefrologista. 

Excesso de potássio pode ser prejudicial?

Sim. O mineral é essencial para o funcionamento de músculos e nervos, mas em excesso pode se tornar um risco. “Quando o órgão não consegue eliminar o potássio adequadamente, ele se acumula no sangue e pode causar arritmias cardíacas graves”, alerta Zawadzki.

Infecção urinária pode causar danos aos rins?

Sim. A doença não tratada de maneira correta ou recorrente pode chegar aos rins e causar pielonefrite, uma infecção mais grave. “Se essa condição se repete ou evolui sem tratamento, há risco de lesão permanente nos tecidos renais e até perda de função”, esclarece o médico. 

Suplementos alimentares sobrecarregam os rins?

Depende. O alerta vale para o uso excessivo e desregulado de proteínas, creatina e multivitamínicos. “O consumo exagerado de proteína, por exemplo, aumenta a produção de ureia, o que exige mais esforço dos rins”, explica o especialista. 

Refrigerante pode causar pedra nos rins?

Sim. Essas bebidas contêm ácido fosfórico, substância associada à formação de cálculos renais. Ainda, o alto teor de açúcar e sódio contribui para a desidratação, fator que favorece o acúmulo de sais minerais nos rins.

 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI