GPS Brasília comscore

“Trump mudou a história hoje”: Netanyahu exalta ataque dos EUA ao Irã e fala em “força antes da paz”

Premiê israelense afirma que ação americana contra instalações nucleares iranianas é “sem precedentes” e será decisiva para a paz no Oriente Médio

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou a ofensiva militar lançada pelos Estados Unidos contra três instalações nucleares no Irã neste sábado (21). Em vídeo publicado nas redes sociais, ele descreveu a ação como “sem precedentes” e afirmou que a iniciativa liderada por Washington marca um ponto de inflexão no cenário geopolítico do Oriente Médio.

Aliado próximo de Donald Trump, Netanyahu aproveitou o pronunciamento para reforçar seu apoio ao ex-presidente americano, responsável pelo anúncio dos ataques.

“O presidente Trump e eu costumávamos dizer: ‘Paz através da força.’ Primeiro vem a força, depois a paz. E, nesta noite, Donald Trump e os Estados Unidos agiram com muita força”, escreveu o premiê na legenda da publicação.

Durante o discurso, Netanyahu afirmou que, embora Israel já tenha conduzido importantes operações contra o programa nuclear iraniano, a ação americana superou qualquer iniciativa anterior. “Vai mudar a história”, disse ele, destacando a dimensão do ataque e seu potencial impacto estratégico.

A fala do premiê israelense alinha-se à retórica de dissuasão mantida por seu governo diante das ambições nucleares do Irã. Segundo ele, o uso da força é um passo necessário para alcançar estabilidade e desenvolvimento na região. “Essa postura será decisiva para trazer prosperidade e paz ao Oriente Médio”, concluiu.

Confira o discurso de Netanyahu na íntegra:

“Parabéns, Presidente Trump. Sua ousada decisão de atacar as instalações nucleares do Irã com o poder impressionante e justo dos Estados Unidos mudará a história. Na Operação Linha Ascendente, Israel fez coisas realmente incríveis.

Mas na ação desta noite contra as instalações nucleares do Irã, os Estados Unidos foram realmente insuperáveis. Fizeram o que nenhum outro país na Terra poderia fazer. A história registrará que o Presidente Trump agiu para negar ao regime mais perigoso do mundo as armas mais perigosas do mundo.

Sua liderança hoje criou um pivô na história que pode ajudar a conduzir o Oriente Médio e além para um futuro de prosperidade e paz. O Presidente Trump e eu costumamos dizer: paz pela força. Primeiro vem a força, depois vem a paz.

E esta noite, o Presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força. Presidente Trump, eu lhe agradeço. O povo de Israel lhe agradece. As forças da civilização lhe agradecem. Deus abençoe a América. Deus abençoe Israel.

E que Deus abençoe nossa aliança inabalável, nossa fé inquebrantável.

IOANA PLESEA,PAZ PIZARRO,VALENTINA BRESCHI,RENATA MARTINS / AFP

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI