GPS Brasília comscore

“Haverá paz ou tragédia para o Irã”, diz Trump após ataques dos EUA

Presidente norte-americano confirmou bombardeio a centros estratégicos do programa nuclear iraniano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, neste sábado (21), que o país norte-americano atacou o Irã. Segundo o republicano, os alvos foram três instalações nucleares iranianas.

“Concluímos com muito sucesso nosso ataque aos três locais nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan”, afirmou em sua rede social, a Truth Social.

Após o bombardeio, as aeronaves americanas deixaram o espaço aéreo do Irã em segurança. “Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora de paz! Agradecemos a sua atenção a este assunto”, escreveu.

O presidente dos EUA afirmou que a entrada do país norte-americano na guerra indica que “haverá paz ou uma tragédia para o Irã” e que “essa foi a noite mais difícil de todas”. A fala ocorreu em coletiva de imprensa concedida pelo republicano na Casa Branca.

Trump detalhou os alvos dos ataques estadunidenses, sendo Fordow, Natanz e Isfahan. Essas três localidades são centros estratégicos do programa nuclear iraniano, com papéis distintos mas complementares no desenvolvimento e manutenção de capacidades nucleares. “Todos ouviram esses nomes por muitos anos enquanto eles desenvolveram esse horrível e destrutivo empreendimento”, disse na Casa Branca.

“Nosso objetivo era destruir a capacidade de enriquecimento do Irã e parar a ameaça nuclear em posse do Estado número 1 em patrocínio do terrorismo”, prosseguiu Trump.

A ofensiva norte-americana marca um novo patamar nas tensões no Oriente Médio, impulsionadas pela guerra entre Israel e Irã. Os EUA já haviam indicado, há alguns dias, que apoiariam as forças militares israelenses no conflito.

Mais do que ajudar aliados históricos, o governo norte-americano também tem interesse no fim do programa nuclear iraniano.

Bomba antibunker

Há uma semana, Israel pediu a entrada dos Estados Unidos no conflito. Isso porque os norte-americanos são detentores da única tecnologia capaz de destruir estruturas subterrâneas altamente protegidas, como bases nucleares ocultas em montanhas ou bunkers de comando. Trata-se da bomba antibunker GBU-57 MOP, que pesa 13 toneladas e é capaz de penetrar dezenas de metros de concreto reforçado antes de explodir.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI