GPS Brasília comscore

Adversários atacam uso eleitoral da Independência por Bolsonaro

Cerimônias do Bicentenário da Independência foram permeadas por atos antidemocráticos, pedidos de voto e falas polêmicas

Compartilhe:

O Bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado nesta quarta-feira em clima de campanha eleitoral. A menos de um mês das eleições, o feriado nacional se tornou uma vitrine para a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

As festividades foram permeadas por discursos eleitorais, pedidos de voto, faixas com frases contrárias ao Supremo Tribunal Federal (STF) e favoráveis a uma intervenção militar, além de falas polêmicas por parte de Bolsonaro.

O presidente puxou um coro de “imbrochável”, enquanto elogiava a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Segundo ele, o Brasil vive uma “luta entre o bem e o mal”. “A vontade do povo se fará presente no próximo dia 2 de outubro. Vamos todos votar, vamos convencer aqueles que pensam diferente de nós, vamos convencê-los do que é melhor para o nosso Brasil”, disse.

A postura de Bolsonaro não passou batida por seus adversários, que criticaram duramente o uso da data para promoção de sua reeleição.

**Veja as reações dos principais presidenciáveis:**

**Luiz Inácio Lula da Silva (PT)**

>”200 anos de independência hoje. 7 de setembro deveria ser um dia de amor e união pelo Brasil. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Tenho fé que o Brasil irá reconquistar sua bandeira, soberania e democracia. Bom dia”

>“Ele deveria estar explicando para o povo como é que a família juntou R$ 26 milhões em dinheiro vivo para comprar 51 imóveis. É isso que ele tem que explicar” 

**Ciro Gomes (PDT)**

>”Militares fardados, com as suas condecorações, com uniforme de gala, misturando-se com (…) patetas de um presidente imbecil e criminoso, como é o Bolsonaro, transformar um ato cívico, uma solenidade cívico-militar, num comício com milhões de recursos públicos envolvidos”

>“O Brasil e os brasileiros merecíamos comemorar os 200 anos de nossa Independência vivendo dias bem melhores. Porém, mesmo com os dramas e ameaças que nos cercam, não podemos perder a fé e a esperança neste nosso país tão lindo. O Brasil é muito maior do que qualquer problema. E tem solução para qualquer tipo de dificuldade”

**Simone Tebet (MDB)**

>”É lamentável. Mais uma vez. Este é presidente, lamentavelmente, que nós temos. Nós vamos tirá-lo da Presidência da República, porque ele está fazendo mal para o Brasil”

>”O Brasil precisa de paz para poder olhar claramente para os problemas reais do Brasil. É uma crise artificial todos os dias sendo criada como uma cortina de fumaça de um homem que não sabe, não conhece os problemas do Brasil, as riquezas e as potencialidades do Brasil e não apresenta soluções”

**Felipe D’Avila (Novo)**

>”Hoje, comemoramos 200 anos de Independência. Esta é uma data emblemática e que pertence a todos nós. Falar de Independência, aliás, é falar de liberdade. E o que queremos para nosso país é que cada cidadão possa exercer sua Liberdade com responsabilidade. Isso só será possível com emprego e renda para todos; com um Estado que pese menos sobre os ombros do cidadão. Não esqueça: o poder está nas nossas mãos! Podemos escolher um Brasil livre de verdade! Ou podemos seguir reféns do populismo que nos prende e acorrenta”

**Soraya Thronicke (União Brasil)**

>“Hoje, eu estou vestida de amarelo, uma das cores da nossa bandeira. A cor significa prosperidade e riqueza — muito diferente do que a gente está vendo por aí; diferente do que a gente está vendo pelos quatro cantos do País, que é fome, desalento, desemprego, desespero. Pior do que o ódio, é o medo que estão tentando implantar em nós. Nada de medo! Vamos juntos, todos, porque o Brasil é nosso! As cores são nossas! A bandeira é nossa!”