O candidato ao governo do Distrito Federal Leandro Grass (PV) reuniu-se, na tarde desta terça-feira (6), com representantes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra-DF) para ouvir as demandas do setor. Na ocasião, o presidente Jamal Jorge Bittar entregou a Leandro a Pauta da Indústria para o período de 2023 a 2026, com as diretrizes para o desenvolvimento no setor na região.
Durante o encontro, Leandro Grass se comprometeu a trabalhar para atender às diretrizes apontadas. “O principal objetivo é destravar parte da burocracia que atrapalha o implemento das indústrias em nossa região. Precisamos acelerar os instrumentos de gestão, temos pressa para ativar essa cadeia de inovação de que nossa cidade tanto precisa”, afirmou o candidato. “O documento da Fibra é bem objetivo e certamente será parâmetro para a construção do nosso plano de governo, com foco na geração de emprego e renda no DF.”
De acordo com a Fibra, o documento entregue apresenta as principais demandas do setor industrial, organizadas pelo corpo técnico da federação a partir da consulta a empresários da indústria e da análise de dados técnicos produzidos pela entidade ou por instituições públicas. O documento é dividido em três dimensões estratégicas: Infraestrutura e Marcos Regulatórios, Melhoria do Ambiente de Negócios e Ecossistema de Inovação e Transferência Tecnológica.
A principal meta apresentada na Pauta é a implantação da Política de Desenvolvimento Sustentável do DF, com a “necessidade de diversificação da matriz econômica do DF, hoje extremamente dependente das administrações públicas local e federal”, como argumenta Jamal Bittar. A entidade também destaca como prioridade o “aprimoramento da segurança jurídica, da legislação tributária e da melhoria dos instrumentos de crédito e de fomento” para a indústria e o comércio no Distrito Federal.