GPS Brasília comscore

BTG/FSB: Lula estável; Bolsonaro avança na margem de erro

Levantamento aprofunda polarização entre os dois candidatos. Petista vence no segundo turno em todos os cenários
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia para o anúncio de investimentos para o Programa Águas Brasileiras.

Compartilhe:

**Pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual** e divulgada nesta segunda-feira (22), mostra uma estabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial de outubro. O petista aparece com 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada, mesmo valor de uma semana atrás, com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, citado por 36% dos entrevistados.

Bolsonaro oscilou positivamente em dois pontos porcentuais, dentro da margem de erro do FSB. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%, frente aos 8% registrados há uma semana. Simone Tebet (MDB) foi citada por 3%, crescimento de um ponto.

Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 4%; brancos e nulos foram 2%; e não sabe ou não respondeu, 3%. O FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 19 e 21 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00244/2022.

Os números mostram um aprofundamento da polarização entre Lula e Bolsonaro. Os dois candidatos mais citados pelos entrevistados dividem um bolo de 81% do eleitorado. No entanto, mesmo acirrada, a eleição pode terminar com o petista eleito no primeiro turno, uma vez que a soma de todos os outros candidatos está em 47%, ou seja, tecnicamente empatado com Lula, que tem 45%.

**Segundo turno**
Quando apontados três cenários de segundo turno para os entrevistados, Lula leva a melhor sobre Bolsonaro, Ciro e Tebet.

Frente ao atual presidente da República, o petista vence Bolsonaro por 52% a 39%. Contra Ciro, Lula vence por 49% a 30%. Já quando colocado frente a frente com Simone Tebet, o ex-presidente aparece com 53% contra 25% da emedebista.

Em outros dois cenários, com Bolsonaro frente a Ciro e Tebet, o presidente figura com dificuldades: perde para o pedetista por 47% a 40% e empata tecnicamente com a candidata do MDB em 42%.

**Veja os números:**

**Primeiro turno**

**Estimulada**

– Lula (PT): 45%

– Jair Bolsonaro (PL): 36%

– Ciro Gomes (PDT): 6%

– Simone Tebet (MDB): 3%

– Vera Lucia (PSTU): 1%

– Pablo Marçal (Pros): 1%

– Luiz Felipe D’Avila (Novo): 0%

– Soraya Thronicke (União Brasil): 0%

– José Maria Eymael (DC): 0%

– Sofia Manzano (PCB): 0%

– Leonardo Péricles (UP): 0%

– Roberto Jefferson (PTB): 0%

– Nenhum: 4%

– Branco/nulo: 2%

– Não sabe/não respondeu: 3%

**Espontânea**

– Lula (PT): 41%

– Jair Bolsonaro (PL): 34%

– Ciro Gomes (PDT): 4%

– Simone Tebet (MDB): 2%

– Outros: 1%

– Nenhum: 3%

– Branco/nulo: 3%

– Não sabe/não respondeu: 12%