GPS Brasília comscore

Premiado na profissão, jornalista Diego Amorim recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Reconhecido pela trajetória de ética e compromisso com a informação, piauiense foi homenageado em sessão solene na CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concedeu, na noite desta segunda-feira (16), o título de Cidadão Honorário de Brasília ao jornalista Diego Amorim, nascido no Piauí, mas tido como um dos profissionais mais reconhecidos do jornalismo brasiliense.

A homenagem foi uma iniciativa do deputado distrital Wellington Luiz (MDB), que destacou a trajetória ética e comprometida do comunicador, o qual se formou na Universidade de Brasília (UnB) e se consolidou em vários veículos, como O Antagonista, rádio Verde Oliva e Correio Braziliense.

Diego Amorim pratica um jornalismo sério, transparente e independente. Piauiense radicado em Brasília, ele figura entre os jornalistas mais premiados da capital, com quase duas dezenas de reconhecimentos, incluindo dois Prêmios Esso, um Embratel e o Líbero Badaró”, ressaltou Wellington Luiz durante a solenidade.

O evento reuniu autoridades, parlamentares, representantes do setor produtivo, jornalistas e lideranças da sociedade civil. A vice-governadora Celina Leão (PP) destacou a contribuição do jornalista para a democracia brasileira.

Diego é jovem e, ao mesmo tempo, extremamente premiado. Tem coragem, sensibilidade e inteligência. Entende o poder da palavra e honra o ofício de informar”, afirmou.

O deputado Chico Vigilante (PT) também exaltou a importância da homenagem. “O jornalismo ainda é uma profissão perigosa no mundo. E Diego, que vem do Piauí, terra de jornalistas históricos como Carlos Castelo Branco, é exemplo de coragem e compromisso com a verdade.”

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) reforçou que a democracia só se sustenta com a imprensa livre. “Precisamos de jornalistas que defendam princípios e valores. Diego representa isso.”

A senadora Ana Amélia Lemos (PSD-RS) também prestou homenagem, destacando o papel de Diego na defesa da democracia e dos valores constitucionais.

É um profissional de altíssima qualidade, que honra o jornalismo e exerce com responsabilidade sua função social”, declarou.

A diretora de redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, relembrou momentos marcantes da carreira do jornalista, como a cobertura da posse do Papa Francisco. Diego é exemplo de quem faz jornalismo com ética, apurando, questionando e informando, mesmo em meio às adversidades da profissão.”

Em seu discurso de agradecimento, Diego Amorim emocionou o público. Aprendi que o poder é passageiro. Que os poderosos mudam, passam. E que a vaidade muitas vezes ofusca o que é necessário e essencial. Seguirei elogiando e criticando sempre que for preciso. Minha missão é esclarecer, provocar reflexão e ajudar a construir uma sociedade mais consciente e democrática.”

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI