Acordar com o som da floresta na Amazônia, sentindo a brisa úmida. Desbravar o Pantanal em um safari privativo, onde a vida selvagem se revela diante dos olhos em uma dança silenciosa entre onças, tuiuiús e jacarés. Desconectar-se do mundo em uma vila de pescadores na Bahia sob o luxo do pé na areia, na gastronomia fresca e na simplicidade sofisticada de um bangalô à beira-mar. Ou então, degustar um vinho premiado em uma vinícola boutique na Serra Gaúcha, cercado por parreirais que contam histórias de gerações.

Bangalôs do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Santa Catarina
No Brasil, a magnificência assume muitas formas, mas sua essência é sempre a mesma: experiências que conectam, emocionam e transformam. Nossa maior riqueza está nessa diversidade, na biodiversidade. Paisagem, cultura e história oferecem refúgios exclusivos. E a hotelaria de luxo encontrou um terreno fértil para se consolidar e atrair olhares globais. No centro dessa evolução, está a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que desde 2008 promove a terra brazilis como destino de luxo no exterior.
“O Brasil sempre foi visto como um país exótico, vibrante, com identidade forte. Mas, no passado, não era considerado um local high end no cenário mundial. A BLTA surgiu para mudar essa percepção, unindo empreendimentos que ofereciam experiências autênticas e sofisticadas”, explica Camilla Barretto, CEO da associação. Hoje, a BLTA conta com um portfólio de 69 associados, entre eles 61 hotéis, pousadas e resorts e oito operadoras especializadas em experiências de luxo.
O conceito de luxo promovido pela BLTA vai além das acomodações suntuosas e do serviço impecável. “Nosso trabalho é desmistificar o luxo, mostrando que ele pode ser, por exemplo, a sensação transformadora de uma pesca em um rio amazônico ou um safári no Pantanal. O que faz um hotel ser realmente exuberante é a autenticidade da experiência, a valorização do que é genuinamente brasileiro”, destaca Camilla.

Camilla Barretto, CEO da BLTA
O crescimento
A hotelaria de alto padrão no Brasil passa por um momento promissor. Segundo dados recentes da Embratur, o País registrou um recorde no número de turistas internacionais, impulsionando ainda mais a demanda neste segmento. De acordo com dados da Embratur, em 2024, atingiu-se recorde de turistas internacionais: foram 6,8 milhões. Em 2023, foram 5,9 milhões. Em janeiro e fevereiro de 2025, a Embratur já registrou 2,8 milhões de visitantes vindos do exterior, 57% a mais comparado com os mesmos meses de 2024. A meta é superar a barreira dos 7 milhões de estrangeiros em 2025 e chegar a 8 milhões em 2027.

Txai, na Bahia
A credibilidade é um dos pilares desse trabalho. Para garantir que os empreendimentos associados mantenham um padrão de excelência, a BLTA adotou recentemente um rigoroso processo de verificação de qualidade. A partir de agora, novos candidatos serão avaliados por meio da metodologia de Cliente Oculto, um procedimento realizado por profissionais treinados que se hospedam anonimamente para atestar a experiência real do hóspede. “Essa iniciativa reforça nosso compromisso com um crescimento sustentável e de alto padrão, garantindo que cada membro da BLTA represente o que há de melhor na hotelaria de luxo brasileira”, afirma Camilla.
Critérios da BLTA
A seleção de novos membros segue princípios claros e rigorosos. “Não buscamos apenas tamanho ou sofisticação estrutural, mas autenticidade, brasilidade e compromisso com a sustentabilidade. O hóspede precisa sentir que está em um lugar especial, que valoriza sua história, cultura e identidade”, explica Camilla.
Entre os valores fundamentais estão a autenticidade, refletida em hotéis que preservam a identidade da região onde estão inseridos, seja por meio da arquitetura, gastronomia ou experiências oferecidas; a brasilidade, que enxerga a cultura local como um diferencial competitivo e parte essencial da proposta do empreendimento; a qualidade, com serviço, estrutura e atendimento como requisitos inegociáveis; e a sustentabilidade, garantindo que o crescimento do turismo seja responsável e gere impacto positivo para a comunidade e o meio ambiente.

B Hotel, em Brasília
Esse compromisso se reflete desde pequenos refúgios exclusivos, como o Cristalino Lodge na Amazônia e o Pousada Literária em Paraty, até grandes redes internacionais que escolheram o Brasil para oferecer experiências sofisticadas, como o Fairmont Rio e o Rosewood São Paulo. Em Brasília, o único associado é o BHotel.
Para os próximos anos, a BLTA tem uma meta ambiciosa: garantir que todos os seus membros sejam certificados em boas práticas ESG até 2028. “O turismo de luxo precisa ser um vetor de desenvolvimento para o Brasil, gerando emprego e renda de maneira sustentável. Nossa missão é posicionar o País como um destino de desejo, respeitando e valorizando tudo aquilo que temos de único”, conclui Camilla.

Hotel Fasano, em São Paulo

M Gallery, no Rio de Janeiro
Em cada canto do País, há um luxo à espera de ser descoberto. O Brasil autêntico não se impõe, ele se revela, em experiências que transformam o olhar e despertam os sentidos. E para aqueles que buscam mais do que um destino, o sentimento de pertencimento, o convite está feito: há um Brasil sofisticado e surpreendente à sua espera.