GPS Brasília comscore

Classificação indicativa do Instagram no Brasil sobe de 14 para 16 anos

O Estatuto da Criança e do Adolescente é a base de análise no país

A classificação indicativa do Instagram mudou no Brasil, de 14 para 16 anos. A alteração foi aprovada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A medida foi publicada na noite dessa quarta-feira (11).

O Estatuto da Criança e do Adolescente é a base de análise para classificação indicativa no país. Os eixos são: sexo e nudez, violência e drogas, para determinar as faixas etárias recomendadas, conforme o grau de incidência de conteúdo. As classificações são:

  • Proibido para menores de 14 anos – quando há cenas de morte intencional; nudez, erotização
  • Proibido para menores de 16 anos – quando há cenas de mutilação; relação sexual intensa; consumo de droga ilícita
  • Proibido para menores de 18 anos – quando há cenas de crueldade; situação sexual complexa ou de forte impacto; sexo explícito

A nova classificação indicativa do Instagram irá aparecer nas lojas de aplicativos. No despacho, o ministério ressaltou que a mudança visa reforçar a atenção dos responsáveis e usuários para o consumo consciente da rede social. “Portanto, não é restritivo, nem se caracteriza como censura”, frisou.

 “A revisão busca equilibrar a proteção do desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes com a preservação da liberdade de expressão. Ela também orienta que se evite a exposição precoce a conteúdos inadequados, considerando as dinâmicas do próprio funcionamento do aplicativo, como o uso de algoritmos”, acrescentou a pasta.

Veja também

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI