GPS Brasília comscore

Distrital questiona Economia sobre cobrança de imposto em doações a Bolsonaro

Em ofício, deputado pede ao GDF que verifique se tributos foram recolhidos

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) encaminhou, nesta quarta-feira (11), ofício à Secretaria de Economia do Distrito Federal questionando se os impostos devidos sobre as doações de R$ 18 milhões recebidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram recolhidos.

O documento cita informações divulgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que Bolsonaro teria recebido os valores via PIX para custear despesas.

Além disso, o parlamentar argumenta que, como o ex-presidente reside no Jardim Botânico, bairro nobre de Brasília, estaria sujeito ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) no Distrito Federal.

Chico Vigilante destacou que a legislação do DF obriga o recolhimento do tributo e pediu que, caso não tenha sido feito, seja aberto um procedimento fiscal.

“É dever do poder público fiscalizar e garantir que todos cumpram a lei, independentemente de quem seja. Se há valores não declarados, é preciso apurar e cobrar o que é devido”, afirmou o deputado, líder da bancada do PT na Câmara Legislativa.

O ofício foi direcionado ao secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior, que, segundo o petista, ainda não se manifestou sobre o assunto. Caso a Secretaria identifique irregularidades, poderá lavrar um auto de infração contra o donatário. 

Entenda

Legalmente, doações recebidas por pessoas físicas, inclusive via PIX, estão sujeitas à cobrança do ITCMD, desde que superem os limites de isenção previstos na legislação do Distrito Federal. O imposto, que pode chegar a até 8% do valor doado, é de responsabilidade do donatário.

No caso do ex-presidente, que afirmou ter arrecadado mais de R$ 18 milhões em doações enquanto residia no DF, há, na avaliação do distrital, obrigação tributária, e a ausência de recolhimento pode resultar em autuação fiscal por parte da Secretaria de Economia do DF.

Veja também

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

Respostas obtidas nem sempre têm embasamento científico, podendo ser genéricas, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.