O ex-senador e ex-governador fluminense Francisco Dornelles morreu, nesta quarta-feira (23/8), no do Rio de Janeiro. Ele tinha 88 anos e era presidente honorário do Progressistas. A informação é do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
Nascido em 1935 em Minas Gerais, Francisco Osvaldo Neves Dornelles era sobrinho de dois ex-presidentes, Tancredo Neves e Castelo Branco. Por parte de pai, era primo de segundo grau de Getúlio Vargas.
Na vida pública, foi secretário da Fazenda Federal e exerceu cinco mandatos como deputado federal, incluindo na Assembleia Constituinte, de 1988 a 2007. Foi vice-governador e governador do Rio, senador e ministro.
No governo Sarney, ocupou a pasta da Fazenda. De 1996 a 2002, ocupou os ministérios do Trabalho e Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Permaneceu no Senado de 2007 a 2014.
Dornelles estava afastado da vida pública desde 2018, quando ocupou o Palácio Guanabara após a prisão do governador Luiz Fernando Pezão, em razão da Operação Lava Jato.
Informações sobre o velório e funeral do ex-governador ainda não foram divulgadas.