GPS Brasília comscore

Ex-presidente Cristina Kirchner tem prisão decretada na Argentina e convoca militância às ruas

Suprema Corte rejeita recurso da ex-presidente, que foi condenada a 6 anos por corrupção; bloqueios já afetam Buenos Aires

 

A Suprema Corte da Argentina decretou, nesta terça-feira (10), a prisão da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner, após rejeitar o último recurso apresentado por sua defesa.

Kirchner havia sido condenada a seis anos de prisão por corrupção em um processo que já tramitava em terceira instância, e agora poderá ser presa a qualquer momento.

A decisão marca um dos episódios mais delicados da história recente da política argentina. Em resposta ao decreto, Cristina — que governou o país entre 2007 e 2015 e foi vice-presidente de Alberto Fernández entre 2019 e 2023 — mobilizou sua base e convocou manifestações em diversas regiões do país.

Segundo o jornal Clarín, importantes rodovias de acesso à capital, Buenos Aires, já estão bloqueadas.

A ex-presidente foi condenada por favorecer, durante seus mandatos, o empresário Lázaro Báez, dono de uma empreiteira que venceu 51 licitações públicas na província de Santa Cruz, reduto político de Kirchner. Segundo o Ministério Público argentino, o esquema causou um prejuízo estimado em mais de R$ 7 bilhões aos cofres públicos.

A defesa da ex-presidente classificou o processo como “perseguição judicial” e solicitou a anulação da sentença, argumento que foi rejeitado pela mais alta instância do Judiciário do país.

Veja também

Perdas no agro começaram logo após as novas regras norte-americanas …

Tapa estalou em rede nacional como um grito daqueles que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI