*Atualizado após publicação
O ex-ministro da Justiça e secretário de Segurança pública do DF, Anderson Torres, disse à CPMI dia 8 de janeiro que acredita no resultado das eleições presidenciais de 2022. “Eu não tenho nada que leve a crer que houve fraude eleitoral”, disse o depoente.
Torres está sendo questionado sobre sua suposta omissão no 8 de janeiro e sobre a “minuta do golpe” – documento encontrado pela PF na casa dele. A CPI já aprovou a quebra dos sigilos do ex-secretário, que é investigado pelo Supremo e chegou a ficar preso por cerca de 4 meses. Ele foi solto em maio mediante uso de tornozeleira eletrônica.
Nessa segunda-feira (7), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou Anderson Torres a se manter em silêncio sobre perguntas que podem incriminá-lo, mas sua defesa o orientaram a colaborar com a comissão e a repetir a versão apresentada por ele à Polícia Federal.
Algumas das declarações do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Anderson Torres na primeira parte do depoimento (a oitiva fica suspensa para almoço das 13h às 14h):
Sobre a suposta participação dele em plano de sequestro de ministro do STF:
“Isso é uma maluquice. Eu jamais ouvi ou falei esse tipo de coisa. Nós não tivemos acesso a isso também. Eu desconheço isso aí“
Sobre as forças de segurança que fazia o policiamento da Esplanada e das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro:
“Eu acredito, pelo que vi nas imagens, que faltou policial“
“Se eu tivesse conhecimento do que iria acontecer, eu não teria viajado. Não havia confirmação de ônibus chegando na cidade”
Sobre a minuta do golpe encontrada pela PF na casa dele:
Minuta de golpe era “aberração jurídica” e ficou em casa por “descuido”
“Era tão teratológico que separei e ia colocar para descarte
“Eu não imprimi aquela minuta”
“Eu não sei por quê, deveria ter encontrado (outra digital). Eu não entendo de perícia”
Ao dizer acreditar nas urnas eletrônicas e que nunca questionou o resultado eleitoral:
“Eu não tenho nada que leve a crer que houve fraude eleitoral”
Assista: