O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou como “uma brincadeira” a cena que correu o mundo na segunda-feira (26), na qual sua mulher, Brigitte, aparece empurrando seu rosto antes de o casal desembarcar no Vietnã. O flagrante foi feito pela agência de notícias Associated Press, na noite de domingo (25), dominando comentários nas redes sociais e manchetes mundo afora.
“Minha mulher e eu estávamos brincando, como costumamos fazer”, disse Macron, acrescentando que estavam fazendo do caso uma “catástrofe geoplanetária”.
A cena mostra uma mão empurrando o rosto de Macron. Depois, quando ele e a esposa descem do avião, é possível perceber que a esposa do presidente francês está com a mesma roupa. Para muitas pessoas que viram o vídeo, ele levou um tapa. Para outras um soco ou empurrão no rosto.
Ver essa foto no Instagram
Macron e Brigitte estão juntos desde 2007. Os dois se conheceram em 1992, quando ele tinha 15 anos e ela, 40. Professora de francês e latim de um colégio de Amiens, no norte da França, ela supervisionava o clube de teatro do qual era membro. Macron também era colega de sala de um dos filhos de Brigitte. E escrever uma peça de teatro em conjunto foi o que os aproximou.
“Escrevíamos juntos peças nas noites de sexta-feira e, no sábado, eu mal podia esperar a sexta-feira chegar de novo. Eu não entendia o porquê. Parecia loucura”, afirmou Brigitte em entrevista à revista Elle France, em 2017.
Na época, Brigitte era casada e mãe de três filhos. Mas Macron se apaixonou por ela e, mesmo com os pais do futuro presidente da França mandando-o para Paris terminar os estudos, não foi possível terminar o vínculo entre eles. Apaixonado, o então adolescente manteve contato com a professora e prometeu que a relação não acabaria.
“Você não vai se livrar de mim. Eu vou voltar e vou casar com você”, disse Macron, segundo relatou Brigitte em uma entrevista à revista Paris Match
Segundo o casal, o romance começou depois que ele completou 18 anos. Quando se casaram, ele tinha 29 anos e ela, 54. Brigitte divorciara-se do marido, André-Louis Auzière, que morreu aos 68 anos, em 2019. A primeira-dama francesa tem três filhos do primeiro casamento e sete netos.