GPS Brasília comscore

Governo federal proíbe venda de azeites La Ventosa e Grego Santorini por risco à saúde

Após denúncias, Anvisa amplia lista de marcas irregulares; CNPJs das empresas foram extintos por inconsistências

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (26), a proibição imediata da fabricação, distribuição, venda e propaganda dos azeites das marcas La Ventosa e Grego Santorini, após identificação de irregularidades que comprometem a segurança alimentar dos consumidores brasileiros.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em resposta a denúncias recebidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em outubro do ano passado.

Com a decisão, o número de marcas de azeite vetadas somente em maio sobe para seis. Na semana anterior, a Anvisa já havia interditado os rótulos Escarpas das Oliveiras, Almazara, Quintas D’Oliveira e Alonso, também devido a indícios de adulteração e falta de rastreabilidade da composição dos produtos.

Segundo o Mapa, os azeites apresentam risco potencial à saúde por não garantirem a origem e a pureza das substâncias que os compõem. O órgão também confirmou que as empresas responsáveis por embalar os produtos tiveram seus CNPJs extintos por irregularidades cadastrais. No caso da La Ventosa, a empresa apontada foi a Caxias Comércio de Gêneros Alimentícios. Já a marca Grego Santorini estava sendo embalada pela Intralogística Distribuidora Concept.

A medida integra um plano de fiscalização mais rigoroso que vem sendo adotado após sucessivas denúncias de fraudes em azeites vendidos em território nacional. Em outubro de 2024, o Ministério da Agricultura já havia realizado uma operação de apreensão e veto de lotes dessas marcas em diversos estados.

As ações da Anvisa buscam proteger o consumidor brasileiro contra produtos que apresentam risco à saúde e que, em muitos casos, são vendidos como azeite extravirgem, mas sem qualquer garantia de procedência, pureza ou qualidade.

 

A Anvisa orienta que a população não consuma os produtos dessas marcas e que denuncie eventuais pontos de venda ainda ativos. Também recomenda atenção especial às informações de rotulagem e à verificação de procedência do azeite antes da compra.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.