GPS Brasília comscore

Senado derruba limites impostos pela Câmara ao Fundo Constitucional do DF

O plenário do Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (21), a exclusão do Fundo Constitucional do Distrito do Federal (FCDF) dos limites estabelecidos pelo projeto do Novo Arcabouço Fiscal. O relatório do Senador Omar Aziz (PSD-AM) passou pelo crivo da Casa, com 57 votos a favor e 11 contra. 

 

Com a decisão, também foram preservadas a forma de correção dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e as despesas com ciência, tecnologia e inovação. O senador também incluiu dispositivo que torna mais natural a inclusão de privatizações e venda de ativos em programas de ajuste fiscal.

 

Foi a segunda vitória do dia da articulação das diferentes correntes políticas do DF – pela manhã o relatório de Aziz fora aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, por 19 a 6. Como o documento elaborado pelo senador muda o Projeto de Lei Complementar 93/2023 aprovado pelos deputados, o texto retorna à Câmara, que deve votá-lo no dia 4 de julho e pode reverter o que foi aprovado pelo Senado. Assim, a pressão dos políticos do DF se volta, novamente, aos deputados federais.

 

LEIA MAIS: Relatório de Omar Aziz que mantém cálculo do FCDF é aprovado na CAE do Senado

 

No texto original de seu relatório, o senador Omar Aziz escreveu que  “o Fundo Constitucional do Distrito Federal é componente indispensável à composição da receita de uma unidade da federação, e isso não pode ser modificado de forma brusca, sob pena de grave desarticulação da ação pública”. Após a aprovação de seu relatório pelo plenário, ele reforçou aa posição. “Venho de um estado pobre, que tem muita dificuldade. O que eu não quero para o meu estado, não quero pra nenhum ente da federação. E Brasília é um ente federativo”, disse.

 

Além do trabalho dos três senadores do DF, Damares Alves (Republicanos), Izalci Lucas (PSDB) e Leila Barros (PDT), mais nomes se juntaram ao grupo, articulado pelo presidente do PSD-DF, o ex-senador e ex-governador Paulo Octavio, e pelo ex-deputado federal Geraldo Magela (PT) desde o dia 23 de maio. Na votação, estiveram presentes a vice-governadora Celina Leão (PP-DF), o deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos) e os secretários de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, e de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Modelo começa a ganhar espaço no Brasil com exclusividade, sofisticação …

São Paulo Fashion Week celebra trinta anos em sua edição …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.