A Cidade Estrutural, no DF, receberá a próxima edição do Mutirão Jurídico. O projeto, orquestrado em parceria entre Instituto Nelson Wilians e GPS|Foundation, consolida um esforço conjunto para ampliar o acesso à justiça e fortalecer a cidadania de quem mais precisa.
Com foco em escuta qualificada e orientação jurídica gratuita, o objetivo do mutirão é oferecer atendimentos individualizados nas áreas de Direito do Trabalho, Família, Previdenciário, Penal, do Consumidor, entre outras. Para isso, a iniciativa mobiliza advogados e colaboradores voluntários do Nelson Wilians Advogados (NWADV) e do NWGroup.
Além de atuar como um plantão jurídico, o Mutirão é uma estratégia de inclusão e educação em direitos. A principal missão é romper barreiras históricas de desinformação, burocracia e insegurança, que muitas vezes impedem a população vulnerável de exercer sua cidadania plenamente.
A metodologia do projeto é estruturada em três pilares: conhecimento jurídico acessível, fortalecimento da autonomia cidadã e direcionamento seguro para a resolução das demandas.
A ação faz parte do Programa de Acesso à Justiça do INW, que também conta com o Projeto Pro Bono NW, voltado ao fortalecimento jurídico de organizações da sociedade civil. Juntas, essas iniciativas já impactaram mais de 290 pessoas e organizações diretamente em 2024, com atendimento jurídico gratuito e qualificado.