GPS Brasília comscore

INSS libera novos empréstimos com exigência de biometria

Segundo presidente do instituto, objetivo é mapear vulnerabilidades operacionais

A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejarem contratar novos empréstimos consignados precisarão cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS, disponível na internet. A exigência tem como objetivo aumentar a segurança nas operações e garantir que os dados dos segurados sejam utilizados corretamente. A medida foi anunciada na segunda-feira (19), por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.

O documento, assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, determina que a identificação biométrica de aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social é necessária para avaliar o serviço de desbloqueio de benefícios voltados aos empréstimos consignados. A iniciativa visa mapear possíveis vulnerabilidades nos processos operacionais, implementar melhorias e assegurar mais confiabilidade e conformidade em todos os procedimentos envolvidos.

Desde o último dia 8, novas autorizações para empréstimos consignados estavam suspensas. O bloqueio foi implementado em resposta a investigações sobre irregularidades relacionadas à cobrança de mensalidades associativas e à contratação de empréstimos, conforme determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), expedida em junho do ano passado. As investigações identificaram descontos não autorizados em folhas de pagamento e exigiram que o INSS só permitisse novas cobranças mediante a verificação de assinatura eletrônica avançada e biometria dos beneficiários.

O INSS recorreu da decisão do TCU, argumentando que os empréstimos consignados já contavam com mecanismos de controle mais rigorosos do que os utilizados para descontos associativos. Contudo, o tribunal negou o recurso, mantendo a determinação. Além disso, o instituto reforça que não realiza atendimentos por redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp e orienta os beneficiários a nunca enviarem documentos, fotos, senhas ou dados bancários por esses canais. Todos os serviços e informações devem ser acessados exclusivamente pelos meios oficiais, como o site, o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.