“O livro Ensemble – Do Solo à Sinfonia é uma ode à união”, define a arquiteta e autora brasiliense Paloma Gastal. Ela é uma das 139 mulheres que escreveram para a publicação, que foi lançada nessa quarta-feira (21), na faculdade IDP da Asa Sul, em Brasília.
O encontro reuniu cerca de cento e vinte convidados, como o ministro Gilmar Mendes e a atriz Ingrid Guimarães, que participaram de um bate-papo sobre como gestos de apoio mútuo podem ser um movimento global de sororidade — irmandade, união e solidariedade entre mulheres. A noite contou, ainda, com uma sessão de autógrafos.
“Foi uma noite para celebrar a sororidade em sua forma mais genuína, como um manifesto vivo da alma feminino”, destaca Paloma.
Ao GPS|Brasília, ela conta que recebeu o convite para escrever para o livro de uma grande amiga e uma das organizadoras da obra, a atriz Maria Paula Fidalgo. “Ela considera minha jornada inspiradora e pediu para que eu compartilhasse minha experiência em um dos capítulos”, revela. “No texto, relato como mulheres extraordinárias me abriram caminhos, me encorajaram a desafiar meus limites e a superar barreiras”, detalha.

Paloma Gastal
Também contribuíram com o conteúdo do livro mulheres como as atrizes Fernanda Montenegro, Bruna Lombardi e Maria Paula Fidalgo, a cantora Bebel Gilberto e a influenciadora digital Consuelo Blocker. “O livro mostra, por meio do relato de 139 autoras vindas dos cinco continentes, o poder sublime da união: em como ela transforma vidas, potencializa sonhos e materializa realidades”, afirma Paloma.
“As mulheres carregam um poder extraordinário, mas muitas vezes esse potencial é sufocado pelas pressões sociais, pela competição imposta e pelas exigências internas. Quantas vezes nos sentimos desvalorizadas, desprezadas ou humilhadas? Quantas portas se fecham? Quantas vezes nosso coração é ferido?”, reflete Lombardi.
No lançamento, Maria Paula revelou que foi a primeira vez que contou a história compartilhada no livro: “Tenho muitos momentos especiais na minha vida, como os trabalhos que fiz na África ou nos morros do Rio de Janeiro, mas a história que mais me toca – e foi a que decidi contar neste capítulo – foi quando atuei como Embaixadora da Paz dentro de penitenciárias femininas no Brasil“.
Já a atriz Ingrid Guimarães celebrou o lançamento da produção e falou sobre se sentir honrada por prestigiar o sucesso de uma amiga de longa data tão querida como Maria Paula.

Paloma Gastal, Maria Paula, Ingrid Guimarães e Patrícia Peres | Foto: Fábio Lacerda
Para deixar o momento ainda mais especial e com propósito, toda a renda arrecadada com a venda de Ensemble – Do Solo à Sinfonia será destinada a organizações que apoiam crianças em situação de vulnerabilidade por todo o Brasil.
“Ensemble fala sobre redes de apoio, sobre caminhar juntas, sobre partilhar experiências que nos fortalecem. Afinal, a jornada feminina, em qualquer esfera da sociedade, ainda encontra obstáculos e preconceitos. É preciso coragem para fazer nossa voz ecoar em espaços predominantemente masculinos. Cada mulher carrega em si uma narrativa única – feita de dores, superações, alegrias e aprendizados. Ao compartilharmos essas histórias, criamos identificação, acolhimento e inspiração. Mostramos que não estamos sós. Abrimos caminhos”, conclui Paloma.
Confira como foi o lançamento do livro, pelas lentes da fotógrafa Rayra Paiva: