GPS Brasília comscore

STF começa a julgar nesta terça denúncia contra “Núcleo 3” por tentativa de golpe de Estado

Entre os denunciados estão 11 militares do Exército, da ativa e da reserva, e um agente da Polícia Federal

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (20) o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os 12 integrantes do chamado “Núcleo 3”, grupo acusado de planejar ações táticas para a tentativa de golpe de Estado. A sessão, conduzida pelo ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, será dividida em dois turnos: às 9h30 e às 14h. Se necessário, uma terceira sessão será realizada na quarta-feira (21).

Entre os denunciados estão 11 militares do Exército, da ativa e da reserva, e um agente da Polícia Federal. Eles são acusados de tentativa violenta de abolição do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Veja quem são os acusados do “Núcleo 3”:

  • Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel)

  • Cleverson Ney Magalhães (coronel da reserva)

  • Estevam Gaspar de Oliveira (general da reserva)

  • Fabrício Moreira de Bastos (coronel)

  • Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel)

  • Nilton Diniz Rodriguez (general)

  • Marcio Nunes Resende Júnior (coronel)

  • Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel)

  • Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel)

  • Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel)

  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel)

  • Wladimir Matos Soares (agente da Polícia Federal)

A sessão começa com a leitura do relatório do caso pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo. Depois, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresenta os argumentos da acusação. Em seguida, os advogados de defesa se manifestam, em ordem alfabética dos réus.

Nesta etapa, os ministros analisam se a denúncia preenche os requisitos legais para a abertura de ação penal. O STF já aceitou denúncias contra três outros núcleos da suposta trama golpista: o “Núcleo 1”, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados; o “Núcleo 2”, responsável pela coordenação do plano; e o “Núcleo 4”, que atuou na propagação de desinformação contra o sistema eleitoral.

Paralelamente, o STF iniciou nesta semana as oitivas do “Núcleo 1”, com depoimentos de testemunhas de acusação. Na sequência, serão ouvidas as testemunhas do delator Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e, por último, as da defesa. A previsão é que essa fase seja concluída até 2 de junho.

A PGR dividiu a denúncia em cinco núcleos distintos para facilitar o andamento das investigações e o julgamento dos envolvidos na tentativa de ruptura institucional.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.