Nesta quarta-feira (14), a Polícia Federal deflagrou em todo o país, incluindo o Distrito Federal, a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação tem foco na identificação e prisão de abusadores sexuais que atuam na internet.
Ao todo, estão sendo cumpridos 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação. No DF, os agentes também saíram às ruas para dar cumprimento às ordens judiciais. Durante as diligências, 26 pessoas foram presas em flagrante por posse e compartilhamento de material com conteúdo de abuso sexual infantil.
A operação mobilizou 451 policiais federais e 150 policiais civis de diversos estados. A atuação integrada entre forças federais e estaduais é um dos pilares da operação, que busca responsabilizar pessoas que armazenam, produzem, compartilham ou comercializam esse tipo de conteúdo criminoso.
A Proteção Integral II dá continuidade ao trabalho iniciado em março deste ano, com a Operação Nacional Proteção Integral I, e reforça o compromisso da Polícia Federal com a defesa da infância. Segundo a corporação, apenas entre janeiro e abril de 2025, foram cumpridos 612 mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes sexuais.
A Polícia Federal também faz um alerta aos pais e responsáveis: é fundamental acompanhar e orientar crianças e adolescentes tanto no mundo físico quanto no ambiente digital. O monitoramento constante é uma das principais formas de prevenção contra abusos sexuais.