Reunindo cerca de 300 empresários, investidores e autoridades dos três Poderes da República, o 14º Brazil Investment Forum foi realizado na manhã desta terça-feira (13), no tradicional Harvard Club, em Nova York. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o encontro teve como foco o fortalecimento institucional e as oportunidades de investimento no Brasil, com o objetivo de reforçar os laços econômicos com os Estados Unidos.
Entre os participantes estiveram nomes de peso da cena política brasileira, como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de governadores de diferentes regiões do país e lideranças empresariais.
Durante o evento, autoridades fizeram um apelo pela superação das divisões ideológicas radicais que, segundo eles, prejudicam o avanço de pautas essenciais para o desenvolvimento do país.
“Nós não podemos viver numa polarização política radicalizada que faz muitas vezes nós termos um gasto de energia com assuntos que, ao final do dia, não produzem absolutamente nada, quando, na verdade, nós poderíamos estar focados numa agenda de entregas à sociedade, de entregas ao nosso país”, afirmou o presidente da Câmara, Hugo Motta.
O ex-presidente Michel Temer também se posicionou sobre o tema, defendendo o debate democrático, mas com limites:
“Eu confesso, não tenho absolutamente nada contra a polarização, mas a polarização de ideias, de programas, de sistemas, de ideologias, que é fundamental para a democracia. […] O que eu acho intolerável é a radicalização, ou seja, elevar esta polarização que deveria ser apenas programática para um campo quase pessoal, dividindo brasileiros, dividindo instituições.”
O ex-ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, chamou atenção para a necessidade de resgatar a confiança do setor privado:
“Nós temos que ter o setor privado como grande aliado e nós temos oportunidades para isso. […] E nós estamos deixando isso passar por falta de segurança jurídica e confiabilidade no nosso país. E nós temos que mudar isso.”
Na mesma linha, a senadora Tereza Cristina defendeu avanços regulatórios que impulsionem a economia:
“Temos que destravar alguns assuntos e fazer com que o nosso país cresça, fazer com que tenhamos regulamentação, regulação de normas para que nós possamos fazer a nossa economia crescer, gerar emprego, renda, enfim, e o Brasil deixar dessa mania de não querer tocar em certos temas,” disse a senadora.
O evento contou ainda com a presença dos governadores Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (GO), Cláudio Castro (RJ), Raquel Lyra (PE), Ibaneis Rocha (DF), Renato Casagrande (ES), Jorginho Mello (SC) e do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. Ex-ministros como Henrique Meirelles e Roberto Azevêdo também marcaram presença.