Países da União Europeia se preparam para novas sanções contra a Rússia, a menos que o governo russo comece a cumprir o cessar-fogo de 30 dias com a Ucrânia a partir desta segunda-feira (12), segundo o governo alemão. As Forças Armadas da Alemanha afirmaram que a Rússia realizou dezenas de ataques hoje, além de um ataque noturno com mais de 100 drones.
“O tempo está passando”, disse um porta-voz do governo alemão em uma coletiva de imprensa em Berlim. “Ainda temos 12 horas até o final do dia e, se o cessar-fogo não for estabelecido até lá, o lado europeu (iniciará) os preparativos para as sanções”, afirmou.
Embora potências europeias tenham viajado para Kiev neste sábado (10), para exigir um cessar-fogo incondicional, Putin propôs uma conversa entre ele e Zelensky para tratar o assunto em Istambul, Turquia. Por sua vez, o presidente ucraniano destacou que viajaria para a Turquia e aguardaria para se encontrar com Putin. Os dois não se encontram desde dezembro de 2019, dois anos antes da guerra. O Kremlin não respondeu para esta proposta.