O whey protein é, inegavelmente, um dos suplementos mais falados entre os frequentadores de academias e até entre aqueles que só buscam levar um estilo de vida mais balanceado. Segundo um estudo realizado pela agência Conversion News, entre as cidades brasileiras, o DF aparece liderando as buscas pela proteína. Será Brasília uma capital fitness?
De acordo com o levantamento, o whey contabiliza cerca de 471 mil pesquisas mensais, enquanto a creatina, outro suplemento bastante popular, atinge impressionantes 918 mil consultas.
Com essa grande procura, o risco de cair em uma fake news é significativo. Outro problema notável é quando você se baseia na dieta e no lifestyle de um amigo para estabelecer os seus próprios hábitos, o que pode resultar em prejuízos.
O nutricionista ortomolecular Erick Monori explica que a indicação do uso do whey protein deve ser feita por um profissional, já que, muitos dos futuros usuários não sabem nem que há três tipos diferentes do suplemento.
“O whey concentrado é aquele que conserva mais gorduras, carboidratos e lactose, e tem uma absorção mais lenta; o isolado é o contrário, ele tem uma absorção mais rápida e passa por um processo de filtragem mais rigoroso para remover gorduras e carboidratos; por último, o hidrolisado tem uma alta concentração de proteína, com absorção extremamente rápida”, esclarece Monori.
O momento ideal para consumi-lo também pode causar confusão. “Não tem uma resposta muito específica para essa questão, já que depende do objetivo de cada paciente. Para falar de uma maneira mais geral, já que o whey atua na recuperação muscular e na síntese proteica, ingeri-lo até uma hora após a atividade física pode ser o ideal”, informou o nutricionista.
E aqueles que substituem refeições completas pelo produto, será que estão indo pelo caminho certo? Erick afirma que essa prática não é indicada, mesmo que o suplemento seja uma excelente fonte de proteína.
“O whey não contém todos os nutrientes que o corpo humano precisa e que a alimentação oferece. Aproveitando esse questionamento, ao contrário do que muitos pensam, consumi-lo diariamente não é algo errado, inclusive quando não há a prática de atividade física”, explicou o profissional.
Entre as maiores fake news sobre o suplemento está a afirmativa de que ele é responsável pelo emagrecimento. O efeito dele, indiretamente, está ligado com a perda de peso, já que atua na saciedade.
Ainda segundo o nutricionista, não há uma maneira especificamente correta de realizar o consumo. “A ingestão pode ser feita com água, com leite, batido com frutas e com sucos, além de usá-lo em receitas fits”, comenta.