GPS Brasília comscore

Volodymyr Zelensky aceita aceno de paz da Rússia, mas exige cessar-fogo total antes das negociações

Pelas redes sociais, líder ucraniano escreve que "não há sentido em continuar com mortes nem por um único dia"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, neste domingo (11), que a oferta da Rússia para negociações diretas de paz é um “sinal positivo”, mas insistiu que é necessário um cessar-fogo total e temporário antes que as negociações possam começar. Nas redes sociais, o líder ucraniano escreveu que “o mundo inteiro tem esperado por isso há muito tempo” e que “não há sentido em continuar com mortes nem por um único dia”, acrescentando uma mensagem direta aos russos: “Esperamos que a Rússia confirme um cessar-fogo – total, duradouro e confiável – a partir de amanhã, 12 de maio, e a Ucrânia está pronta para dialogar”, afirmou.

O presidente russo, Vladimir Putin, em declarações à imprensa durante a madrugada deste domingo, sugeriu retomar as negociações diretas com a Ucrânia em Istambul na próxima quinta-feira (15), “sem pré-condições” e com um possível acordo para um cessar-fogo. A contraproposta veio após líderes de quatro grandes países europeus ameaçarem aumentar a pressão sobre Moscou caso não aceitasse um cessar-fogo incondicional de 30 dias na Ucrânia, oferecido no sábado como um gesto de apoio a Kiev.

Entretanto, a Rússia retomou os ataques massivos com drones na Ucrânia na manhã deste domingo, após expirar sua pausa de três dias. Segundo a Força Aérea ucraniana, a Rússia lançou 108 drones de ataque e drones simuladores a partir de seis direções diferentes. Destes, 60 foram abatidos, e outros 41 não atingiram os alvos.

O Ministério da Defesa da Rússia acusou neste domingo a Ucrânia de ter violado mais de 14 mil vezes o cessar-fogo de três dias anunciado por Moscou. A Ucrânia, por sua vez, também acusou a Rússia de violar sua própria trégua, com o ministro das Relações Exteriores ucraniano, chamando a medida de farsa. A Ucrânia não aceitou o cessar-fogo unilateral declarado pela Rússia entre os dias 8 e 10 de maio e acusa Moscou de tê-lo desrespeitado repetidamente.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.