GPS Brasília comscore

Em sua primeira oração dominical, Leão XIV indica que a paz será prioridade em seu papado

Ucrânia e Gaza estiveram em destaque na fala do pontífice, que também lembrou o Dia das Mães

Em sua primeira oração dominical como pontífice, o Papa Leão XIV pediu paz, justa e duradoura, na Ucrânia e cessar-fogo imediato em Gaza, com libertação de reféns e envio de ajuda humanitária. Ele também citou o Papa Francisco, lembrando os conflitos que assolam o mundo atualmente, classificando o panorama como uma “terceira guerra mundial em pedaços”, como dizia seu antecessor. 

A imensa tragédia da Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, em 8 de maio, depois de causar 60 milhões de vítimas. No atual cenário dramático de uma terceira guerra mundial em pedaços, como tantas vezes afirmou o Papa Francisco, também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: ‘Nunca mais a guerra!’”, disse, da sacada da Basílica de São Pedro.

Sobre os conflitos em Gaza e na Ucrânia, o Papa Leão XIV foi direto. “Trago em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que se faça todo o possível para se alcançar, o quanto antes, uma paz autêntica, justa e duradoura. Que todos os prisioneiros sejam libertos e que as crianças possam retornar às suas famílias. Dói-me profundamente o que acontece na Faixa de Gaza. Cesse imediatamente o fogo! Que seja prestado socorro humanitário à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”, completou.

Ainda em um indicativo de que a paz será uma de suas prioridades, o Papa Leão XIV se disse esperançoso com os avanços diplomáticos na Ásia. “Recebi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão e espero que, por meio das próximas negociações, se possa em breve chegar a um acordo duradouro”, afirmou. 

As manifestações foram feitas após a oração mariana do Regina Caeli, neste domingo (11), para aproximadamente 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro. Leão XIV também destacou o Dia das Mães em muitos países e desejou um feliz dia a todas, “incluindo aquelas que estão no céu”. Foi a primeira vez que o papa retornou à sacada desde que apareceu ao mundo na quinta-feira, após sua eleição. Após os apelos, o papa permaneceu no balcão central da Basílica de São Pedro por alguns minutos, retribuindo com acenos e sorriso o carinho e os aplausos dos fiéis.

Missa privada
Mais cedo, o Papa Leão XIV celebrou uma missa privada próximo ao túmulo de São Pedro com o superior de sua ordem agostiniana, Alejandro Moral Anton. A missa ocorreu nas grutas sob a Basílica de São Pedro, local tradicional de sepultamento do apóstolo considerado o primeiro papa.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.