GPS Brasília comscore

Lula Mattos: Homem com H, uma cinebiografia que traduz a essência de um artista único

Esmir Filho, que assina a direção e o roteiro, não guarda segredos nem esconde nada da trajetória de Ney Matogrosso

Difícil sair da sessão do filme Homem com H e seguir a “vida normal”, após deparar-se com tanta verdade, emoção e a dor de conhecer de perto o desafio contagiante de viver o mundo de Ney Matogrosso.

Cinebiografias (biopic), como é o caso desse filme, têm melhores resultados quando é feito um recorte no tempo de vida do biografado. Porém, em 2h10 de projeção o filme nos  leva ao delírio, contando toda a trajetória de Ney de Souza Pereira.

Acompanhamos como a personalidade do artista foi aos poucos sendo moldada, desde sua infância dramática, subjugado a um pai violento, militar preconceituoso e reacionário, passando por seu alistamento na Aeronáutica; depois, a temporada como enfermeiro em Brasília, a estadia em São Paulo até, finalmente, se estabelecer no Rio de Janeiro.

Durante essa jornada, antes de se revelar o cantor que conhecemos, Ney não sabia exatamente qual caminho seguir. Porém, uma certeza o acompanhava – a de que verdadeiramente era um artista. 

Pensava em ser ator, cantou em corais, trabalhou com artesanato – já ali mostrava a veia criativa para imaginar figurinos, que viriam a ser sua marca inconfundível – até descobrir, por músicos profissionais e amigos, que era dono de uma voz rara, única.

Esmir Filho, que assina a direção e o roteiro, não guarda segredos nem esconde nada da trajetória do artista, como que pretendendo mostrar que, embora satisfaça a curiosidade que sempre nos despertou a figura revolucionária de Ney Matogrosso, ao escancarar a vida e a intimidade do cantor, seu mistério e encanto conserva-se por inteiro, intocável, como sempre foi. 

Em cena, o ator Jesuíta Barbosa encarna verdadeiramente a pessoa de Ney Matogrosso, a ponto de, em algumas tomadas em P&B, nos deixar em dúvida se o que assistimos são cenas fictícias ou antigas apresentações do artista. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lula Mattos (@lulamattos.art)

Os demais atores do elenco estão perfeitos em suas performances. Destaque para Julio Reis, como Cazuza, e para o ator Bruno Montaleone, como Marco de Maria.

O trabalho da direção é incrível, e a câmera explora com astúcia e muita habilidade ângulos, reações, jeitos e trejeitos dos personagens, utilizando-se de uma linguagem visual que nos transmite arte, desejo e paixão.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.