O deputado distrital Ricardo Vale (PT) quer incluir nas escolas do Distrito Federal opções de cardápio vegano para os alunos da rede pública. O projeto de lei apresentado na última semana determina que haja um cadastro nas instituições, que faça o papel de monitoramento da qualidade dos alimentos fornecidos.
A proposta do cardápio vegano será mediante solicitação formal dos pais dos alunos que necessitarem deste tipo de atendimento. A opção vegana também irá beneficiar alunos com restrições alimentares como intolerância a lactose, pois terão uma oferta nutricional mais correta.
Para o deputado, o projeto irá auxiliar famílias que têm dificuldade em garantir a manutenção de escolhas alimentares. “Creio na viabilidade do projeto porque não implica em aumento da despesa e, na verdade, vai melhorar a qualidade das refeições escolares e pode motivar mais famílias e alunos a optarem até mesmo por refeições mais saudáveis. Trata-se de um projeto que caminha na direção de uma tendência observada. Além do que, não será imposição de restrição, apenas será dada a liberdade de escolha”, declarou o distrital.