Após as duas primeiras votações na Capela Sistina, na manhã desta quinta-feira (8), a Igreja Católica Apostólica Romana ainda não tem um novo papa. No segundo dia do Conclave, os 133 cardeais votantes não alcançaram consenso, como demonstrou a fumaça preta que saiu da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, emanada por volta das 11h50. As informações são do Vatican News.
Sob o olhar das cerca de 12 mil pessoas, presentes à Praça São Pedro, e das lentes de jornalistas de todo o mundo, a populaçao católica soube dos resultados. Concluídas as votações desta manhã, os cardeais retornam à Casa Santa Marta e às 15h45 fazem novamente o traslado para o Palácio Apostólico, para mais uma rodada de votações na Capela Sistina.
Com isso, a multidão tem dois prováveis horários para saber se houve consenso e troca da cor da fumaça ou se o impasse ainda permanece: após as 17h30 e por volta das 19h. Pelas regras do conclave, o novo papa deve alcançar dois terços dos votos dos cardeais que são eleitores. Na quarta-feira (7), a primeira votação também mostrou um impasse em torno da escolha do papa.