Um dos períodos mais importantes vividos nas últimas décadas e que ficará para sempre marcado na história e na memória da população é, sem dúvidas, a pandemia de Covid-19, que teve início em março de 2020. Foram dias de medo e insegurança que atingiram pessoas de todo o mundo, assim como a artista visual e pesquisadora Sandra Gonçalves, que, por meio de sua exposição Desassossego, promove uma reflexão imagética sobre o mundo em transformação após a pandemia.
A mostra, com curadoria de Letícia Lau, está em cartaz de 12 de maio a 26 de junho de 2025, no Espaço do Servidor, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados, com entrada gratuita. Composta por 14 fotografias e um vídeo, a exposição mobiliza o olhar do público por meio de imagens construídas a partir da sobreposição de camadas digitais e físicas.
A cor vermelha, que é predominante entre os trabalhos, chama atenção para a crise sanitária global, ao mesmo tempo em que remete à paixão, ao perigo e à pulsão de vida. “Em meio a um cenário que reforça muros, silencia diferenças e normaliza a exclusão, essas imagens não oferecem respostas, mas provocam deslocamentos”, afirma a curadora. Segundo ela, a proposta é inquietar: desconstruir o olhar, tensionar certezas e abrir brechas para novas interpretações do presente.
Fruto de quatro anos de criação (de 2020 a 2024), Desassossego é dividida em subséries como Pandemia, Caos, Limbo, Bestiário, Tudo dança, Transmutação e Desassossego, que refletem os abalos sociais, políticos e subjetivos intensificados pelo contexto pandêmico.
Natural do Rio de Janeiro, Sandra Gonçalves vive e trabalha em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, desde 2005. É graduada em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, possui mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, e é especialista em Processos Curatoriais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Além disso, atua como professora titular de fotografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde desenvolve pesquisa sobre imagem e contemporaneidade.
Serviço
Exposição Desassossego, de Sandra Gonçalves
Data: 12 de maio a 26 de junho
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Visitas guiadas com a artista: terça-feira (13), às 18h; e quinta-feira (15), às 16h
Local: Espaço do Servidor – Anexo II da Câmara dos Deputados, Brasília
Entrada gratuita