Brasília começou o mês com cara nova. Com o lançamento do City Tour Cívico, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa GDF Presente, intensificou nesta semana os serviços de manutenção em locais emblemáticos da capital federal.
O objetivo é revitalizar os espaços urbanos e históricos da cidade, valorizando o patrimônio e melhorando a experiência de quem vive ou visita Brasília.
As primeiras ações foram concentradas nas paradas ovais projetadas por Oscar Niemeyer, que receberam nova pintura, e nas entradas dos arcos do Parque da Cidade, também restauradas. Outros marcos do turismo cívico, como a Praça do Cruzeiro, passaram por serviços de zeladoria, como lavagem com caminhão-pipa, repintura de meios-fios, frisagem e remoção de vegetação que avançava sobre o concreto.
“Preservar esses espaços é manter viva a identidade cultural de Brasília. Queremos que a cidade esteja pronta para encantar tanto turistas quanto os moradores que a vivem no dia a dia”, destacou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
As ações também têm caráter preventivo, especialmente contra o vandalismo. De acordo com Alexandro Cesar, coordenador do GDF Presente Polo Central 3, muitos monumentos sofrem com pichações e danos constantes.
“Nosso planejamento é percorrer os principais pontos turísticos e entregá-los em bom estado para a população”, explicou.
Além do GDF Presente, a força-tarefa envolve órgãos como a Administração Regional do Plano Piloto, Novacap, DER-DF e o SLU.
O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, reforçou que as ações de revitalização também preservam a memória da cidade. “Esses espaços são usados para lazer, celebrações e manifestações culturais. Nosso mutirão de zeladoria foi prorrogado até o fim de maio para garantir que tudo esteja limpo e bem cuidado”, concluiu.