GPS Brasília comscore

CCJ rejeita recurso de Glauber Braga e mantém cassação aprovada pelo Conselho de Ética

Por 44 votos a 22, comissão ratifica decisão que retira mandato do deputado do PSol; processo segue para análise do plenário da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça-feira (29), o recurso apresentado pelo deputado Glauber Braga (PSol-RJ) contra a decisão do Conselho de Ética que determinou a cassação de seu mandato. O parecer contrário ao recurso, elaborado pelo relator Alex Manente (Cidadania-SP), foi aprovado por 44 votos a 22.

Com a decisão, o processo avança para o plenário da Casa, onde será necessária a aprovação de ao menos 257 parlamentares para a confirmação da cassação. Ainda não há data definida para a votação, mas, conforme acordo firmado entre Glauber e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o tema não será pautado pelos próximos 60 dias, garantindo tempo adicional para a defesa do deputado.

O caso teve origem em abril de 2024, quando Glauber agrediu com chutes o militante Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), nas dependências da Câmara dos Deputados. O parlamentar do PSol reconheceu o ato, mas alegou que estava sendo provocado com insultos contra sua mãe, que à época enfrentava uma doença grave e faleceu posteriormente.

Em junho, o Conselho de Ética votou pela cassação de seu mandato com placar de 13 votos a 5, argumentando que houve quebra de decoro parlamentar.

Durante a sessão da CCJ, o relator Alex Manente refutou todos os argumentos do recurso apresentado por Glauber, incluindo a alegação de suspeição contra o relator original do Conselho de Ética, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). Manente ressaltou que a CCJ não tem competência para rever o mérito da pena aplicada, mas apenas para analisar a constitucionalidade do processo — que considerou válida.

Em seu discurso antes da votação, Glauber reforçou o caráter emocional de sua reação ao militante e prometeu percorrer os 26 estados brasileiros para apresentar sua versão dos fatos e defender seu mandato.

“Se os meus argumentos não forem acolhidos, vou dialogar com a população, com os parlamentares e com todos que queiram entender o que realmente aconteceu”, declarou.

Protesto 

Após a decisão do Conselho de Ética, o deputado realizou uma greve de fome que durou mais de uma semana no plenário da Câmara. A manifestação terminou após mediação feita pelos líderes do PT e PSol, Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSol-RJ), com apoio da deputada e esposa de Glauber, Sâmia Bomfim (PSol-SP).

O trio negociou com o presidente da Câmara, Hugo Motta, que se comprometeu a não levar o caso a votação em plenário antes do segundo semestre, para garantir o exercício da ampla defesa.

Desde o início do processo, Glauber Braga tem sustentado que está sendo alvo de perseguição política, em razão de ter denunciado o chamado “orçamento secreto” durante a gestão do então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, a condução do processo tem sido marcada por parcialidade e prejulgamentos.

No recurso à CCJ, a defesa pediu o arquivamento do processo ou, ao menos, que o relator Paulo Magalhães fosse afastado por suposta parcialidade, alegando que ele já teria se manifestado a favor da cassação antes da análise de provas. Nenhum dos pedidos foi acatado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.